NORMA DE DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES E SUA APLICAÇÃO DA DEMANDA CONSTRUTIVA À PÓS OCUPAÇÃO DOS IMÓVEIS

BUILDING PERFORMANCE STANDARD AND ITS APPLICATION OF CONSTRUCTIVE DEMAND TO THE POST OCCUPANCY OF CONSTRUCTIONS

Autores

  • Juliana Daniela Carla Sabino dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • White José dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Cláudio José Martins CEFET-MG
  • Cristina Guimarães Cesar CEFET-MG

Palavras-chave:

Norma de desempenho, Especificação de produtos, Construção habitacional, PBQP-H

Resumo

O déficit habitacional no Brasil é um problema de caráter quantitativo e qualitativo. Para combater este cenário, o governo disponibiliza recursos para construção de imóveis e, subsídios para a aquisição da moradia. A liberação destes recursos está condicionada ao cumprimento do que determina a NBR 15575:2013 que estabelece requisitos e critérios com o objetivo de atender às exigências dos usuários relativas à segurança, habitabilidade e sustentabilidade. Este estudo tem o objetivo de indicar o fluxo da produção habitacional evidenciando o contexto de utilização da NBR 15575:2013 e indicar alguns referenciais técnicos oficiais disponibilizados para auxiliar na sua implementação. Foi elaborado um fluxograma contendo as etapas e agentes envolvidos no processo de construção onde é possível identificar em que etapas se faz necessário o cumprimento das exigências indicadas na norma de desempenho. São propostas algumas medidas que podem contribuir para a elaboração de novas FADs que apresentem resultados de desempenho a partir de edificações concluídas. Para melhorias nos PSQs são propostas ações que incentivem o aprimoramento e criação de novos programas com caráter essencialmente técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Daniela Carla Sabino dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Engenheira de Produção Civil atuação por nove anos no segmento de cálculo de estruturas de concreto armado e empresas de médio e grande porte. Experiência em leitura e análise de projetos multidisciplinares para elaboração de projetos estruturais em concreto armado e em alvenaria estrutural, buscando a melhor solução dentro da interface projeto-execução, produzindo estruturas eficientes, seguras econômicas e com produtividade otimizada no canteiro de obras. As estruturas são projetadas utilizando modelos de cálculo refinados, como Método dos Elementos Finitos, com o auxilio dos softwares CADTQS e SAP2000. Experiência em gestão de projetos com atribuição de tarefas, controle durante a execução e correções finais. Espírito de equipe e grande disposição e interesse na aquisição de novos conhecimentos. Atualmente trabalho no segmento de Acessibilidade de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos prestando serviços técnicos como emissão de laudos, projetos, consultoria além do fornecimento e fabricação de produtos ligados à esta área de atuação. Tenho como objetivo concluir, no primeiro semestre de 2019, o curso de Mestrado em Engenharia Civil no CEFET-MG, visando a atividade de docência, buscando compartilhar experiências e conhecimento nos segmentos de projeto de estruturas, norma de desempenho das edificações e acessibilidade em disciplinas técnicas dos cursos de engenharia, arquitetura ou edificações, com o intuito de proporcionar aos alunos o acesso a um ensino eficaz e de qualidade. Busco também uma recolocação no mercado de trabalho para contribuição no desenvolvimento de novos projetos de estruturas em concreto armado e alvenaria estrutural. A atuação nestes segmentos proporciona grande satisfação por se tratarem de assuntos atuais e de grande relevância que possibilitam a aquisição de novos conhecimentos a cada trabalho desenvolvido além de prestar uma contribuição efetiva para o crescimento e adequação de espaços e processos de empresas e, no caso da atividade docente, com o desenvolvimento de novas habilidades dos alunos.

White José dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Professor no Departamento de Engenharia de Materiais e Construção Civil (UFMG-2012), Doutorado em Engenharia Civil (UFV - 2014), Mestre em Ambiente Construído (UFJF-2011), Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFJF-2010) e Graduado em Engenharia Civil (UFJF-2009). Atua com pesquisas a respeito de Reaproveitamento de Resíduos na Construção Ciivl, Materiais de Construção, Processos Construtivos, Desempenho das Edificações, Manutenção de Edifícios/Patologias e Gerenciamento de Obras. Tem experiência na confecção de projetos, de laudos, perícias técnicas, especificações de serviços e materiais, e a realização de trabalhos técnicos de Engenharia de Civil.

Cláudio José Martins, CEFET-MG

Doutor em Estruturas pela COPPE/UFRJ e Mestre em Construções Metálicas pelo DECIV/UFOP. Atualmente é Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atua na área de Construção Civil, especificamente em dinâmica estrutural, anáiise modal experimental, dimensionamento estrutural em concreto armado, fundações e interação solo-estrutura

Cristina Guimarães Cesar, CEFET-MG

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Passo Fundo (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Sua Tese "Desempenho Estrutural de Painéis Pré-fabricados com Blocos Cerâmicos" foi ganhadora do 2° lugar na modalidade Engenharia do Prêmio CONFEA de Criatividade e Inovação Tecnológica. Atualmente coordena a equipe de competições INNOVA CEFET-MG. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Tecnologia das Construções, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão da construção, processos construtivos, conhecimentos gerais engenharia, alvenaria estrutural, materiais de construção e produtividade

Referências

ABNT NBR 15575. (2013). Edificações habitacionais-Desempenho. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Becker, R. (2002). Implementation of the performance approach in the investigation of innovative building systems. Building and Environment, 37(10), 923-931.

Becker, R., Foliente, G. C. & Leaders, T. (2005). PBB International State of the Art: PeBBu 2nd International SotA Report. CIB.

Borges, C. A. D. M. (2008). O conceito de desempenho de edificações e a sua importância para o setor da construção civil no Brasil (Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil).

Carraro, C. L., & Dias, J. F. (2014). Diretrizes para prevenção de manifestações patológicas em Habitações de Interesse Social. Ambiente Construído, 14(2), 125-139.

Código de Práticas Caixa. (2016). Programa de Olho na Qualidade. Recuperado de https://licitacoes1.caixa.gov.br/sicve-web/rs/download?coProtocolo=TncrVytFcFhQL2NKYmt0ODlNYWN5UDlmbHdXRHowNGhnZGt0T3oxUjRVcFJxR3dDdmRhVmdETzVMR1VKM2ZyTg==

Cotta, A. C., & Andery, P. R. P. (2016). A norma de desempenho e as alterações no processo de projeto das empresas construtoras de pequeno e médio porte. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16.

Cotta, A. C., & Andery, P. R. P. (2018). As alterações no processo de projeto das empresas construtoras e incorporadoras devido à NBR 15575-Norma de Desempenho. Ambiente Construído, 18(1), 133-152.

Feigenbaum, A. V. (1994). Controle da Qualidade Total: aplicações nas empresas. São Paulo: Makron Books, 313, 4.

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. (2016). 12º Construbusiness: Congresso Brasileiro da Construção: investir com responsabilidade. São Paulo: Autor. Recuperado de http://hotsite.fiesp.com.br/construbusiness/2016/doc/deconcic-construbusiness-2016.pdf

Flynn, B. B., Schroeder, R. G., & Sakakibara, S. (1994). A framework for quality management research and an associated measurement instrument. Journal of Operations management, 11(4), 339-366.

Junior, C. A. G., de Lemos Dutra, R., Lopes, R. L., & Rodrigues, R. L. (2014). O impacto do Programa Minha Casa, Minha Vida na economia brasileira: uma análise de insumo-produto. Ambiente Construído, 14(1), 177-189.

Honda, S. C. D. A. L. (2011). Habitação de baixa renda como produto do capital: o programa de arrendamento residencial (PAR) em Presidente Prudente-SP (Tese de doutorado, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil).

Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. (2016). Pesquisa Anual da Industria da Construção - PAIC. Rio de Janeiro: Autor. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/economicas/industria/

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. (2019). Produtos Certificados. Recuperado de http://www.inmetro.gov.br/prodcert/certificados/lista.asp

ISO 9001. (2015). Quality management systems. Brussels: International Organization for Standardization.

Kern, A. P., Silva, A., & Kazmierczak, C. D. S. K. S. (2014). O processo de implantação de normas de desempenho na construção: um comparativo entre a Espanha (CTE) e Brasil (NBR 15575/2013). Gestão & Tecnologia de Projetos, 9(1), 89-102.

Lorenzi, L. S. (2013). Análise crítica e proposições de avanço nas metodologias de ensaios experimentais de desempenho à luz da ABNT NBR 15575 (2013) para edificações habitacionais de interesse social térreas (Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil).

Portaria do Ministério das Cidades n. 345 de 2007 alterada pela Portaria n. 550 de 2016. Institui o Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais - SiNAT, no âmbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, e dá outras providências. Recuperado de http://pbqp-h.cidades.gov.br/download.php?doc=36872cf3-05ef-4304-b54f-9c29780c6080&ext=.pdf&cd=605#

Portaria do Ministério das Cidades n. 13 de 2017. Dispõe sobre o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC. Recuperado de http://pbqp-h.mdr.gov.br/projetos_siac.php

Portaria do Ministério das Cidades n. 313 de 2009 alterada pelas Portarias n. 570 de 2012 e n. 333 de 2014. Que dispõe sobre o Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos – SiMaC. Recuperado de http://pbqp-h.mdr.gov.br/projetos_simac.php

Ministério das Cidades. (2018). Especificações de Desempenho nos Empreendimentos de HIS Baseadas na ABNT NBR 15575 - Edificações Habitacionais – Desempenho. Recuperado de http://app.mdr.gov.br/catalogo/src/paginas/documentosSistemasConvencionais.php

Portaria do Ministério das Cidades n. 383 de 2018. Dispõe sobre o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil - SiAC. Recuperado de http://pbqp-h.mdr.gov.br/projetos_siac.php

Ministério do Desenvolvimento Regional (2019). Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat. Recuperado de http://pbqp-h.mdr.gov.br/projetos.php

Mereb, M. P., Lopes, E. B., Addor, M., Bitar, K., Rangel, L. F., Ronchetti, E., ... & Azevedo, R. V. (2015). Guia para arquitetos na aplicação da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575. São Paulo: ASBEA, 56.

Okamoto, P. S., & Melhado, S. B. (2014). A norma brasileira de desempenho e o processo de projeto de empreendimentos residenciais. Anais do ENTAC 2014: avanços no desempenho das construções-pesquisa, inovação e capacitação profissional.

Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8078.htm

Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8666cons.htm

Lei n. 11.977, de 7 de julho de 2009. Dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV e a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas; altera o Decreto-Lei no 3.365, de 21 de junho de 1941, as Leis nos 4.380, de 21 de agosto de 1964, 6.015, de 31 de dezembro de 1973, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 10.257, de 10 de julho de 2001, e a Medida Provisória no 2.197-43, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11977.htm

Prado, R. R. (2018). Análise da percepção dos moradores quanto ao desempenho das unidades de habitação de interesse social com base na norma de desempenho ABNT NBR 15575 (Dissertação de mestrado, Universidade de Sergipe, São Cristóvão, Brasil).

Santos, F. M. (2017). Impactos da Aplicação da ABNT NBR 15575/2013 na Manutenção de Edificações (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil).

Silva, M. L. D., & Tourinho, H. L. Z. (2015). O Banco Nacional de Habitação e o Programa Minha Casa Minha Vida: duas políticas habitacionais e uma mesma lógica locacional. Cadernos Metrópole, 17(34), 401-417.

Souza, J. L. P. D., Kern, A. P., & Tutikian, B. F. (2018). Análise Quantiqualitativa da Norma de Desempenho (NBR nº 15.575/2013) e Principais Desafios da Implantação do Nível Superior em Edificação Residencial de Multipavimentos. Gestão & Tecnologia de Projetos, 13(1), 127-144.

Souza, R. D., & Landi, F. R. (1983). Contribuição do conceito de desempenho para a avaliação do edifício e suas partes: aplicação às janelas de uso habitacional. (Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil).

Vivan, A. L., Ortiz, F. A. H., & Paliari, J. C. (2016). Modelo para o desenvolvimento de projetos kaizen para a indústria da construção civil. Gestão & Produção, 23(2), 333-349.

Publicado

29.07.2020

Como Citar

Santos, J. D. C. S. dos ., Santos, W. J. dos, Martins, C. J., & Cesar, C. G. . (2020). NORMA DE DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES E SUA APLICAÇÃO DA DEMANDA CONSTRUTIVA À PÓS OCUPAÇÃO DOS IMÓVEIS: BUILDING PERFORMANCE STANDARD AND ITS APPLICATION OF CONSTRUCTIVE DEMAND TO THE POST OCCUPANCY OF CONSTRUCTIONS. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(5), 43–62. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30625

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO