REVISITANDO A CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS DE PROJETOS COM A COLABORAÇÃO DE STAKEHOLDERS ESTRATÉGICOS

REVISITING THE PROJECT RISKS CLASSIFICATION WITH THE COLLABORATION OF STRATEGIC STAKEHOLDERS

Autores

Palavras-chave:

Gestão de projetos, Classificação de riscos, Trabalho colaborativo

Resumo

Este artigo é uma versão de um trabalho publicado originalmente no Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG) e, tem como objetivo ilustrar como a classificação de riscos de projetos pode ser realizada de forma colaborativa e abrangente através da aplicação de questionários estruturados para avaliação de probabilidade e impacto dos riscos. Para isso, a metodologia utilizada foi dividida em quatro etapas: (1) apresentação das ferramentas e técnicas de gestão de projetos que podem ser combinadas para auxiliar na classificação dos riscos (são elas: a avaliação de probabilidade e impacto; a matriz de probabilidade e impacto; e, opinião especializada); (2) apresentação do processo colaborativo de classificação de riscos de projetos; (3) apresentação da estruturação do questionário de avaliação de probabilidade e impacto; e, (4) apresentação do método de tratamento de dados para a classificação de riscos. Como contribuição, o estudo traz uma proposta metodológica para a classificação de riscos de projetos que possibilita à equipe de projeto incorporar stakeholders estratégicos ao processo de gerenciamento de riscos de projetos e que pode ser aplicada a qualquer tipo e tamanho de projeto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Luiz Fernandes Bella, Universidade Federal Fluminense

Saudações, sou Professor e Pesquisador no Magistério Superior desde de 2015 com atuação principal na área de Sistemas de Gestão e Operações. Atuo como docente na Universidade Federal Fluminense (UFF) desempenhando a função de Professor Adjunto 40h Dedicação Exclusiva no Departamento de Engenharia de Produção do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Campus de Rio das Ostras. Sou Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia Organizacional pela Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2018, Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Riscos de Projetos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2016 e Engenheiro de Produção com ênfase em Sistemas de Gestão pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) desde 2013

Gilson Brito Alves Lima, Universidade Federal Fluminense

Possui Graduação em Engenharia Civil (1988), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995), Extensão em Gestão Ambiental Empresarial (1995), Extensão em Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégia (1996), Mestrado em Engenharia Civil (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção (2000). Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança; ex-Coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Manutenção; Vice Coordenador do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis. Atua nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, através de projetos de formação e desenvolvimento tecnológico, com ênfase nos seguintes temas da Gestão Industrial: Segurança, Meio Ambiente, Riscos e Manutenção.

Ruben Huamanchumo Gutierrez, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Doutor (1997) e Mestre (1990) pela COPPE/UFRJ (CApes 6) Rio de Janeiro. Possui graduação- "Universidad Nacional de Trujillo/ Peru" (1985). Tem experiência empresarial (20 anos em empresas lideres WCM incluindo consultoria), e docente (25 anos) em Gestão e Melhoria de PROCESSOS, Qualidade,Gestão de Projetos. Avaliação EVTE de Projetos, Maturidade de Projetos e Processos; Estratégias de Negócios; e Analise Financeira e Fluxos de Caixa ; Leciona temas de PROCESSOS e Gestão;, Estratégias Cenários e Mercados; Competitividade, Portfolio e Desempenho empresarial; Projetos e Serviços; Multicritério e Decisões, SIG -Sistemas de Informação Gerencial, e Gestão Integrada. Publicou em coautoria 4 livros sobre GESTÃO DE PROCESSOS, e também 7 capítulos de livros. Publicou vários artigos em revistas conceituadas. Publicou 105 artigos em eventos como ENEGEP, ENANPAD, SIMPEP, SIMPOI, EPIO (Argentina), CORS (Canadá) etc. Foi palestrante em diversos eventos. Orientou com sucesso 61 dissertações de mestrado, e 53 outros trabalhos de conclusão de cursos como TCC, MBA etc. Participei de mais de 360 bancas de avaliação Atuou ainda em sociedades cientificas como ABEPRO, SOBRAPO, CLADEA. E atua desde 1995 como referee e colaborador em eventos como ENEGEP, ENANPAD, SIMPEP, SIMPOI, EPIO / ENDIO (Argentina) etc . Atua também como revisor e referee de revistas nacionais e internacionais GEPROS, G&P (Gestão e Produção), Produção online, S&G (Sistemas e Gestão), African Journal of Business management, Revista Ingenieria Industrial etc.

Referências

Bakker, K., Boonstra, A., & Workman, H. (2010). Does risk management contribute to IT project success? A meta-analysis of empirical evidence. International Journal of Project Management, 28.

Chapman, C., & Ward, S. (2004). Why risk efficiency is a key aspect of best practice projects. International Journal of Project Management, 22.

Cronbach, L.J. Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika 16, 297–334 (1951). Disponível em <https://doi.org/10.1007/BF02310555>.

Gardoni, P., & Murphy, C. (2009). A scale of risk. Risk Analysis, 34, 2014. Gray, D. E. Doing research in the real world. 2nd edition, editora Sage.

Junior, R. R., & Carvalho, M. M. (2013). Relacionamento entre gerenciamento de risco e sucesso de projetos. Produção, 23(3), 570-581.

Project Management Institute (PMI). (2013). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBoK). 5th edition, editora Saraiva.

Verbeno, C., & Venturini, K. (2013). Managing risks in SMEs: A literature review and research agenda. Journal of Technology Management and Innovation, Vol. 8.

Publicado

31.07.2020

Como Citar

Bella, R. L. F. ., Negreiros, R. L. F. de ., Lima, G. B. A., & Gutierrez, R. H. . (2020). REVISITANDO A CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS DE PROJETOS COM A COLABORAÇÃO DE STAKEHOLDERS ESTRATÉGICOS: REVISITING THE PROJECT RISKS CLASSIFICATION WITH THE COLLABORATION OF STRATEGIC STAKEHOLDERS. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(5), 63–73. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/31673

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO