LOCALIZAÇÃO DE CENTRO DE TRIAGEM DE PAPEL PARA ESCOLAS DO BAIRRO DA VILA MARIANA, SÃO PAULO

LOCATION OF PAPER SORTING CENTER FOR SCHOOLS IN VILA MARIANA NEIGHBORHOOD, SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v6i7.33014

Palavras-chave:

Centro de Triagem, Logística Reversa, Papel, Resíduos Sólidos Urbanos

Resumo

O perfil do cidadão tem se modificado em relação aos impactos causados pelo alto consumo e o descarte incorreto gerado pelos seus resíduos; com isso os cidadãos tem continuamente buscado soluções que minimizem os impactos de suas ações. Assim, o presente estudo teve por objetivo identificar a melhor localização para a instalação do elo Centro de Triagem da logística reversa de aparas de papel gerados em escolas do bairro Vila Mariana, levando em consideração as variáveis de decisão. Por meio da metodologia escolhida definiram-se os seguintes objetivos específicos: mapear as escolas no bairro da Vila Mariana, na cidade de São Paulo; identificar as variáveis de decisão que influenciam e devem ser levadas em consideração para determinar as estimativas; avaliar a instalação de um Centro de Triagem para atender a região utilizando modelo de localização, centro de gravidade. Considerando o método escolhido, as escolas da região foram mapeadas possibilitando definir a melhor localização para o Centro de Triagem, bem como avaliar a sua instalação pelos critérios de volume de aparas de papel gerado pelas escolas mapeadas, custo do transporte do resíduo das escolas até o Centro de Triagem e a distância entre as escolas e o Centro de Triagem.

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Biografia do Autor

Isabela Rubim Costa Soares, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Trainee do Programa de Jovem Engenheiros 2020 na Suzano Papel e Celulose desde jan/2020. Engenheira de Produção pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em jul/19. Bolsista Capes pelo Ciência Sem Fronteiras na Arizona State University nos Estados Unidos de ago/2014 a dez/2015 com período de dois meses no Instituto Tecnológico de Illinois com projeto premiado na área de sustentabilidade.

Max Filipe Silva Gonçalves, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Engenheiro de Produção, pós graduado em Engenharia de Produção pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, mestre em Energia (Eficiência Energética em Logística e Transportes) pela UFES. Doutorando em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em colaboração com o Grupo de Pesquisa de Física de Plasma (Departamento de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA). Membro do Grupo de Pesquisa MackLogs, com estudos aplicados à logística e cadeia de suprimentos e logística reversa. Diretor Presidente do Fórum Capixaba de Engenharia de Produção. Membro da Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil - São Paulo. Possui experiência em coordenação de curso de Engenharia e atualmente é Professor Assistente da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou como engenheiro no segmento metalúrgico desenvolvendo métodos e processos. Coordenou os setores de Ferramentaria e Usinagem onde otimizou o Setup utilizando a metodologia SMED. Como Auditor Interno da Qualidade atuou em diversas auditorias e participou da manutenção da gestão da qualidade. Compôs e liderou equipes de melhoria contínua. Tem trabalhado com Logística e Logística Reversa (foco em gestão de resíduos sólidos).

Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Engenheiro de Produção e mestre em Engenharia Civil (área de concentração: Transportes) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente cursa o Doutorado em Engenharia Elétrica na mesma Universidade com período sanduíche na Hautes Études Commerciales de Montréal

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

Soares, I. R. C., Biagio, M. G., Gonçalves, M. F. S., & Servare Junior, M. W. J. (2020). LOCALIZAÇÃO DE CENTRO DE TRIAGEM DE PAPEL PARA ESCOLAS DO BAIRRO DA VILA MARIANA, SÃO PAULO: LOCATION OF PAPER SORTING CENTER FOR SCHOOLS IN VILA MARIANA NEIGHBORHOOD, SÃO PAULO. Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE, 6(7), 110–119. https://doi.org/10.47456/bjpe.v6i7.33014