Aplicação de um modelo de descoberta de conhecimento na era do Big Data
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i3.35743Palavras-chave:
Desenvolvimento de produto, Descoberta de conhecimento, Big data, rede socialResumo
A facilidade e a evolução do acesso tecnológico têm sido responsáveis pela velocidade e pelo volume com que os dados são produzidos. Em consequência, surgem cenários, oportunidades e desafios que favorecem as tomadas de decisão e auxiliam o processo de desenvolvimento do produto (PDP). Diante disso, o presente trabalho desenvolveu o modelo denominado MDC-PDP (Modelo de descoberta de conhecimento no processo de desenvolvimento de produto), com objetivo de apoiar a descoberta de conhecimento no processo de desenvolvimento do produto. Para dar suporte ao modelo, foram utilizadas as metodologias tradicionais associadas às demandas do Big Data. Para ilustrar a sua aplicação, o presente modelo foi aplicado no domínio de aplicação da indústria de moda. O modelo evidenciou que esforços empreendidos na compreensão antecipada dos dados, podem contribuir para que os dados extraídos sejam menos complexos. Outra evidência é a dissociação entre volume e valor dos dados, pois o valor dos dados não está vinculado ao seu volume. Por fim o MDC-PDP também contribuiu na obtenção de conhecimentos úteis e novos no desenvolvimento de coleção de moda, sendo possível aplicar o modelo em outros domínios de aplicação.
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