Os meios de hospedagem utilizados por mulheres que viajam sozinhas
Palavras-chave:
Hospitalidade, Gênero, Meios de Hospedagem, Mulheres, Viagens SozinhasResumo
O presente estudo tem o propósito de identificar os meios de hospedagem utilizados por brasileiras que viajam sozinhas e os critérios determinantes para essa escolha, além de compreender as dificuldades enfrentadas, a partir de suas perspectivas. Dessa maneira, o trabalho ainda aborda o papel da mulher enquanto turista que viaja sozinha e seus obstáculos. Em junho de 2021, foi realizado um estudo do tipo grupo focal, de forma virtual, com a participação de cinco mulheres. As falas foram gravadas, transcritas e categorizadas, a partir da discussão com foco em “brasileiras que viajam sozinhas e os meios de hospedagem”, tema que permitiu às participantes relatarem as próprias experiências e contribuírem para obtenção de resultados na pesquisa. Mostrou-se notório o quão importante as viagens sozinhas são como forma de expressar liberdade e oposição aos modelos instaurados na sociedade e que os critérios para a escolha dos meios de hospedagem não são restritos ao fato de ser mulher viajando sozinha.
Downloads
Referências
Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo (70th ed.). Lisboa.
Bauer, M. & Gaskell, G. (2003). Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual. Vozes.
Benedicto, E. A. F. (2017). A mulher e o direito a cidade: Assédio sexual x cantadas. Simpósio Nacional de História: contra os preconceitos, história e democracia, 29, 1-11.
Braggio, L. A. (2007). Turismo e Segurança pública [Dissertação de mestrado, Universidade do Vale do Itajaí]. Recuperado de https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/1296
Branco, G. M., Ribeiro, J. L. D., & Tinoco, M. A. C. (2010). Determinantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços de hotelaria. Production, 20, 576-588.
Carvalho, G., Baptista, M. M, & Costa, C. (2015). Mulheres que viajam sozinhas: Reflexões sobre gênero e turísticas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 23, 59-67.
Guzela, G. (2014). Gestão de meios de hospedagem. Curitiba: InterSaberes.
Manosso, F. C. (2020). Meios de hospedagem nos anais do fórum internacional de turismo do Iguassu: Uma revisão bibliométrica, sistemática e integrativa da literatura.
Paiva, A. D. L. (2019). A mulher e as viagens solo [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal Fluminense]. Recuperado de https://app.uff.br/riuff/handle/1/21948
Souza, C. O. D (2021). Mulheres viajantes a sororidade no turismo impulsionada pelas redes sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gabryela Martins Ghirotti, Rodrigo Ribeiro de Oliveira, Wenya e Silva Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































