Mulheres na faixa etária de 28 a 59 anos que viajam sozinhas ou acompanhadas de outras mulheres

Autores

  • Julia Pereira Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo https://orcid.org/0000-0002-5127-5368
  • Gabryela Martins Ghirotti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1733-4993
  • Anna Letícia Januário Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1467-4634
  • Sueli Soares dos Santos Batista Pesquisadora do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) https://orcid.org/0000-0001-8126-9615
  • Camila Collpy Gonzalez Fernandez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo https://orcid.org/0000-0002-9753-7191
  • Rodrigo Ribeiro de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1006-6500

Palavras-chave:

Experiências Turísticas, Mulheres, Viagens Independentes e Acompanhadas, Turismo

Resumo

Este trabalho tem como propósito analisar e realizar a comparação entre a percepção de mulheres com faixa etária de 28 a 59 anos, sendo observado o levantamento de dados realizado pelo artigo “Mulheres brasileiras que viajam sozinhas e os meios  de hospedagem”, buscando apresentar a influência da faixa etária na percepção e experiências de viagens. A compilação de depoimentos demonstrou que as mulheres não deixam de realizar suas viagens, mesmo com julgamentos ou experiências negativas, além de priorizarem momentos que contribuem para que sua independência e autonomia sejam desenvolvidas. Os grupos focais apresentaram resultados positivos ligados ao tema principal de pesquisa.

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Biografia do Autor

Julia Pereira Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Graduanda de Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, bolsista de Iniciação Científica e estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo (GEPTUR). (Texto informado pelo autor)

Gabryela Martins Ghirotti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Graduanda de Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, bolsista de Iniciação Científica e estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo (GEPTUR). Temas de interesse: turismo; mulheres que viajam sozinhas; hospitalidade; meios de hospedagem; identidades juvenis; inserção sociocultural e laboral; tecnologia da informação. (Texto informado pelo autor)

Anna Letícia Januário Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Possui ensino-medio-segundo-graupela EE Professor Jamil Pedro Sawaya(2018). (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Sueli Soares dos Santos Batista, Pesquisadora do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Realizou pós-doutorado no Depto. de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). Coordena o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS-Fatec Jundiaí) e o Grupo de Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica vinculado à pós-graduação. Participa do planejamento e das atividades do Programa de Extensão e Cultura (PEC) da Fatec Jundiai. Atualmente é professora e pesquisadora do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Avaliação de Políticas Educacionais, Conceitos e contextos socioculturais do trabalho e da tecnologia na interface com a educação, Educação Comparada, Memória e História da educação profissional e tecnológica. Planejamento Educacional e Gestão da Educação e Políticas de Educação Profissional e Tecnológica. Faz parte do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da ANPUH-SP pesquisando as relações entre juventude, educação e trabalho. É professora pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (Unicamp) e do Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais - COPPE (UNESP). Coordenou projeto de pesquisa sobre internacionalização da educação profissional e tecnológica financiado pela Fapesp (Processo 2018/03106-8). (Texto informado pelo autor)

Camila Collpy Gonzalez Fernandez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Graduada em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2000), mestre em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2003). Pós graduação em Gerenciamento Empresarial pela UNIBAN (2009). Doutora em História pela Universidade Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP) (2016), com pesquisa na área de Imigração Boliviana. Graduada em Formação Pedagógica de Docentes para Educação Profissional de nível médio (IFSP-SPO 2022). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo lotada no curso de Tecnologia em Gestão Turismo. Experiência nas áreas de Turismo, Hotelaria, Administração e Eventos. Experiência no Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar. Pesquisadora do GEPTUR IFSP (grupo de estudos e pesquisas em turismo). (Texto informado pelo autor)

Rodrigo Ribeiro de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Doutor em Engenharia de Produção (2012) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestre em Administração (2008) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Bacharel em Administração (2005) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Pós-Doutor (2016) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e realizando o Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de São Paulo (USP). No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é Professor no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Membro do Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus São Paulo (COMPESQ-SPO). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sustentare; do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo. Parecerista de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Orientador de Projetos de Iniciação Científica. Temas de interesse: administração; bullying no contexto escolar; cicloturismo; cicloviagens; economia do compartilhamento; empreendedorismo; ensino; Identidades juvenis; inserção sociocultural e laboral; gestão; gestão de pessoas; gestão pública; hospitalidade; hostels; logística; mulheres que viajam sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres; operações em serviços; tecnologia da informação e comunicação; turismo; turismo de aventura. (Texto informado pelo autor)

Referências

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Publicado

22.08.2022

Como Citar

Gonçalves, J. P., Ghirotti, G. M., Silva, A. L. J., Batista, S. S. dos S., Fernandez, C. C. G., & Oliveira, R. R. de. (2022). Mulheres na faixa etária de 28 a 59 anos que viajam sozinhas ou acompanhadas de outras mulheres . Brazilian Journal of Production Engineering, 8(5), 08–12. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38910

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