Desafios no planejamento de cicloviagens por operadoras
Palavras-chave:
Turismo de aventura, cicloviagens com suporte, operadoras de turismo de aventura, operação, políticas públicasResumo
A tendência pela busca por atividades ecológicas e novas experiências coloca as cicloviagens, que têm a bicicleta como principal meio de transporte, como uma alternativa para a prática de lazer. A experiência oferecida aos consumidores no mercado, inclusive ao turista, é resultado de um planejamento eficiente do processo de prestação do serviço, o que também deve ser observado pelas operadoras ao produzirem e ofertarem viagens. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar os desafios enfrentados na operação da oferta dos serviços turísticos de aventura de cicloviagens com suporte, com embasamento no Sistema de Turismo (SISTUR). Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, a coleta de dados ocorreu mediante pesquisa bibliográfica, documental e estudos de casos múltiplos com três operadoras de turismo localizadas na cidade de São Paulo. As três operadoras foram entrevistadas via e-mail e Whatsapp e as respostas evidenciaram as distintas naturezas que compõem os desafios operacionais enfrentados por essas operadoras, sendo a articulação dos elementos para a oferta das cicloviagens com suporte, a precária infraestrutura das cidades receptoras, o transporte da bicicleta e a inflexibilidade na oferta de serviços de hospedagem para roteiros específicos de cicloviagens.
Downloads
Referências
Beni , M. C. (2029). Análise estrutural do turismo. São Paulo: Editora Senac.
Brasil. Ministério do Turismo. (2018). Glossário do turismo: compilação de termos publicados por Ministério do Turismo e Embratur nos últimos 15 anos. Brasília: Ministério do Turismo.
BRAZTOA - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. (2021). Anuário BRAZTOA 2021. São Paulo - SP.
Gil, A. C. (2018). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Lakatos, E. M. & Marconi, M. A. (2017). Metodologia científica. São Paulo: Atlas.
Lozada, G. & Nunes, K. da S. (2018). Metodologia científica. Porto Alegre: SAGAH.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2015). Boletim – Panorama do Turismo de Aventura no Brasil. Boletim de inteligência 2015.
Westbrook, G. & Angus, A. (2021). 10 principais tendências globais de consumo 2021. Euromonitor International.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineering
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.