Análise das estratégias de marketing na engenharia civil do cariri cearense: um estudo baseado nas construtoras e seguidores da rede social Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i3.44657

Palavras-chave:

clientes, engenharia civil, ferramentas, Instagram, Insights, marketing digital

Resumo

A análise do perfil dos seguidores nas redes sociais é fundamental para o marketing digital das empresas de engenharia civil. Este estudo investigou as estratégias de marketing digital em construtoras na região do Cariri cearense, dividido em duas partes. Foi analisado o perfil dos usuários do Instagram de uma construtora local e comparados métodos de marketing com outras empresas da região. Objetivos específicos incluíram avaliar segmentações demográficas e geográficas, identificar a presença digital da construtora e verificar a viabilidade do marketing digital. A metodologia incluiu revisão bibliográfica, análise de dados do Instagram e um formulário aplicado a construtoras locais. Os resultados indicaram aumento no engajamento e alcance da construtora estudada, com diferença de mais de 10% entre os usuários masculinos e femininos, e maioria dos seguidores na faixa etária de 25 a 34 anos. A maioria das construtoras utilizam o Instagram como principal rede social, mas muitas não empregam profissionais especializados, enfrentando dificuldades como falta de tempo e conhecimento em ferramentas de marketing. A pesquisa destaca a evolução do marketing na construtora estudada e a preferência dos usuários por conteúdos em formato de vídeos curtos.

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Biografia do Autor

Ingra Maria Ferreira Saraiva, Universidade Federal do Cariri

Possui ensino-médio segundo grau pelo Colégio Paraiso - Juazeiro do Norte (2015). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil. 

Dimas de Castro e Silva Neto, Universidade Federal do Cariri

Atualmente é Prof. Associado do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT da Universidade Federal do Cariri - UFCA, Fundador e Coordenador do Laboratório de Estudos em Gerenciamento da Construção - LEGEC / UFCA, Professor Convidado e Fundador do Curso de Pós-Graduação em Gestão das Construções da Universidade Regional do Cariri - URCA. Pesquisador convidado no Instituto Superior Técnico - IST da Universidade de Lisboa (2014/2019) onde participa como Colaborador nos Grupos de Pesquisa das Unidades de Investigação RISCO (UA) e CERIS (IST/UL) em Portugal, tendo publicado como primeiro autor artigos em periódicos de classificação CAPES "A" como o Journal of Construction Engineering and Management - JCEM e o Journal of Infrastructure Systems - JIS da American Society of Civil Engineers - ASCE. Revisor "Ad Hoc" de projeto de agência de fomento(CNPq) e de periódicos nacionais e internacionais (Journal fo Building Engineering-JBE e Brazilian Journal of Production Engineering-BJPE). Articulista e cronista frequente, desde 2008, no "Jornal do Cariri" e "Jornal O Povo".

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Publicado

11.07.2024

Como Citar

Saraiva, I. M. F., & Silva Neto, D. de C. e. (2024). Análise das estratégias de marketing na engenharia civil do cariri cearense: um estudo baseado nas construtoras e seguidores da rede social Instagram. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(3), 28–44. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i3.44657