Análise aerodinâmica de aerofólios usando o XFLR5: Uma abordagem educacional para competições aerodesign

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.46509

Palavras-chave:

AeroDesign, Aerodinâmica, XFLR5

Resumo

A otimização do desempenho aerodinâmico é essencial para competições como a SAE AeroDesign, e o software XFLR5, portanto, é uma ferramenta livre e gratuita, além de muito versátil, ideal para esse fim. Este artigo se propôs a mostrar como o XFLR5 pode ser usado na análise de aerofólios CH10SM e S1210, detalhando procedimentos para importar, analisar e interpretar resultados. Foram definidos parâmetros como números de Reynolds e Mach, além de faixas de ângulos de ataque. Os resultados mostraram que a eficiência aerodinâmica alcançada pelo CH10SM é 12,5% melhor do que a do S1210 em seu pico, apresentando 20% menos arrasto acima de 10°. O S1210 obteve também um bom desempenho em termos de maior estabilidade longitudinal, tendo um momento médio 15% mais negativo. Esse conjunto de dados pode servir de base para otimização de projetos de AeroDesign ou mesmo em ações pedagógicas para auxiliar estudantes e profissionais a entenderem como diferentes condições de voo afetam os aviões. Assim, a conclusão do artigo mostra o XFLR5 como uma ferramenta de grande utilidade no aprendizado de conceitos aerodinâmicos, como também no desenvolvimento de projetos aeronáuticos para competições educacionais, como a SAE Brasil AeroDesign.

Downloads

Biografia do Autor

Guilherme Henrique Moura Guimarães, Universidade Federal de Goiás

Acadêmico de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com sólida atuação em projetos de pesquisa e extensão voltados para a área aeronáutica. Foi bolsista no Programa de Iniciação Tecnológica (IT), onde trabalhou no desenvolvimento de asas para aeronaves de pequeno porte, aplicando simulações numéricas e softwares de livre acesso para análise de escoamentos de fluidos e fabricação de componentes aerodinâmicos. Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica (IC), dedicando-se à otimização de asas para aeronaves cargueiras. No projeto de extensão "Aerodactyl UFG Aerodesign", exerce a função de coordenador da área de aerodinâmica, liderando a equipe em estudos de desempenho aerodinâmico e modelagem computacional. Seus interesses acadêmicos abrangem tanto a indústria aeronáutica quanto a automobilística, com foco em soluções tecnológicas inovadoras e eficientes. Sua experiência reflete um forte compromisso com o avanço científico e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Arthur Inácio Santos Silveira, Universidade Federal de Goiás

Estudante de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com bacharelado em andamento. Concluiu o ensino médio no Colégio da Polícia Militar Unidade Carlos Cunha Filho, onde foi reconhecido como "Aluno Agraciado" durante todo o Ensino Fundamental e Médio. Durante sua formação acadêmica, conduziu uma iniciação científica em Dinâmica dos Fluidos Computacional, com foco no projeto de estabilizadores horizontais para aeronaves de pequeno porte. Atualmente, é co-capitão do projeto de extensão "Aerodactyl UFG AeroDesign" e integra o núcleo de Controle e Estabilidade, onde aprimorou seus conhecimentos em engenharia aeronáutica, especialmente na área de estabilidade estática de aeronaves. Seus interesses acadêmicos abrangem engenharia aeronáutica e aeroespacial, com ênfase em controle, estabilidade e otimização de aeronaves.

Felipe Pamplona Mariano, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), atuando nos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGMEC) e em Engenharia Ambiental e Sanitária (PPGEAS). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluidos, atuando principalmente nos seguintes temas: Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD), Métodos Numéricos, Energia Eólica e Interação Fluido-Estrutura.

Referências

Airfoil tools. (2012). Airfoil Database Search. Recuperado de http://www.airfoiltools.com/

Anderson, J. D. Jr. (2015). Fundamentos de engenharia aeronáutica. 7a ed. Porto Alegre: AMGH.

Alves, K. A. F. & Ferro, L. M. C. (2024). Comparativo entre as características aerodinâmicas da asa e da empenagem horizontal em aeronave da competição aerodesign SAE – Brasil. I Seven International Engineering Congress, Itupeva, SP, Brasil, 16p.

Barbosa, P. G. N. M., Ramirez, B. N., & da Costa, A. F. (2023). Projetando um novo perfil aerodinâmico para a competição sae brasil aerodesign. Revista Foco Interdisciplinary Studies, 16(4), 2-6, https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n4-041 DOI: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n4-041

Caldas, M. P. C. (2019). Estudo da melhoria de performance aerodinâmica de um perfil aplicado a veículos aéreos não tripulados (Trabalho de Conclusão de Curso). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Cambridge Dictionary (2024). Aerodynamics: definition. Recuperado de https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/aerodynamics

Costamilan, E. (2018). Projeto e análise estrutural de uma longarina para aeronave aerodesign fabricada com técnica de enrolamento filamentar (Monografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Couto, M. de L. (2020). Estudo comparativo entre o método vórtex lattice e análise CFD para a obtenção de carregamentos aerodinâmicos (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Dantas, A. F. de M. (2014). Análise aerodinâmica de perfis de asa para veículos aéreos não tripulados usando o software XFLR5 (Monografia). Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, RN, Brasil.

Deperrois, A. (2009). Analysis of foils and wings operating at low Reynolds numbers: guidelines for XFLR5. Recuperado de https://www.xflr5.tech/xflr5.htm

Drela, M. (2001). XFOIL: An analysis and design system for low reynolds number airfoils. Springer, 54(1), 1-12. https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-84010-4_1 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-84010-4_1

Embraer. (2023, outubro 24). Embraer celebra os 25 anos da competição aerodesign. Recuperado de https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1207293-embraer-celebra-os-25-anos-da-competicao-aerodesign

Guimarães, G. H. M., Silveira, A. I. S., & Mariano, F. P. (2024). Metodologia para seleção e otimização aerodinâmica de asas trapezoidais para aeronaves de pequeno porte. Anais do Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial, Manaus, AM, Brasil, 14p. DOI: https://doi.org/10.29327/conemi24.889290

Halla II, R. (2018). Análise da estabilidade estática e longitudinal dinâmica de uma aeronave usada na competição sae-aerodesign (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, Brasil.

Junior, J. G. O. (2017). Estudo numérico do comportamento aerodinâmico da asa do projeto 2016 da equipe pegazuls aerodesign utilizando método dos volumes finitos, método vortex lattice e linha sustentadora de prandtl (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Mossoró, RN, Brasil.

Kurcewicz, F. C. (2017). Otimização de perfil aerodinâmico para aeronaves de competição sae aerodesign por algoritmo evolutivo (Monografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Merizio, A. D. & Clement, L. (2022). Determinação da velocidade do som em aulas de física sob uma perspectiva investigativa e com uso de tablets. Revista Insignare Scientia - RIS, 5(1), 1-24. https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12477 DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12477

Moura, A. G. da S. (2017). Análise aerodinâmica do perfil naca 64a410, com emprego de diferentes métodos numéricos (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, Brasil.

Nelson, B. & Kouh, J. S. (2017). The aerodynamic analysis of a rotating wind turbine by viscous-coupled 3d panel method. Applied Sciences, 7(6), 1-15. https://doi.org/10.3390/app7060551 DOI: https://doi.org/10.3390/app7060551

Neto, F.P. & Becker, G. (2011). Projeto de perfis: simples e multi-elemento. Recuperado de https://www.slideserve.com/Pat_Xavi/francisco-palazzo-neto-fpalazzonyahoo-br-gilberto-becker-gilbertobeckeryahoo-br

Pequeno, A. (2019, dezembro 27). Perfil. Site Engenharia Aeronáutica. Recuperado de https://engenhariaaeronautica.com.br/artigos-engenharia-aeronautica/perfil/

Pereira, L. H. G. (2005). Análise do desempenho do método dos painéis de ordem superior para o cálculo do escoamento em torno de um aerofólio (Dissertação do Programa de Pós-Graduação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Rodrigues, L. E. M. J. (2014). Fundamentos da engenharia aeronáutica com aplicações ao projeto SAE-AeroDesign: aerodinâmica e desempenho. 1a ed. Salto/SP: Edição do Autor.

Rodrigues, M. R. & de Azevedo, A. G. L. (2018). Estudo computacional em prol do desenvolvimento de um novo perfil aerodinâmico para uma aeronave rádio controlada destinada a competição Sae Brasil Aerodesign. Anais do Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial, Brasília, DF, Brasil, 17p.

Rosa, E. (2006). Introdução ao Projeto Aeronáutico: Uma contribuição à competição Sae Aerodesig. 1a ed. Florianópolis: Universidade Federal de Santa.

SAE Brasil. (2024, fevereiro 4). 26ª Competição SAE Brasil Aerodesign 2024: classes regular, advanced e micro regulamento da competição. Recuperado de https://saebrasil.org.br/programas-estudantis/aero-design-sae-brasil/regras-e-relatorios/

Santiago, V. S. (2008). Modelagem numérica do escoamento ao redor de corpos aerodinâmicos utilizando o método de vórtices (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Santos, J. S. P., Dias, J. P. A., & Satiro, A. R. G. (2020). Análise de aerofólios de alta sustentação para aplicação em aeronave cargueira não tripulada da equipe araero aerodesign. Brazilian Journal of Development, 6(10), 3-5, https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-331 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-331

The engineering toolbox. (2001). Air - Dynamic and Kinematic Viscosity. Recuperado de https://www.engineeringtoolbox.com

Vargas, L. A. T. de. (2006). Desenvolvimento e implementação de um procedimento numérico para cálculo de conjuntos asa-empenagens de geometria complexa em regime de vôo subsônico, assimétrico e não linear (Dissertação do Programa de Pós-Graduação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. Recuperado de http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B5MQT

Vieira, J. P. L. (2022). Desenvolvimento de metodologias numéricas para análise investigativa do escoamento em parapentes (Monografia). Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Visconti, J. P. P. G. (2016). Estudo inicial de um veículo aéreo não tripulado do tipo tilt-rotor (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil.

White, F.M. (2011). Mecânica dos fluidos. 6a ed. Porto Alegre: McGraw-Hill.

Publicado

06.02.2025

Como Citar

Guimarães, G. H. M., Silveira, A. I. S., & Mariano, F. P. (2025). Análise aerodinâmica de aerofólios usando o XFLR5: Uma abordagem educacional para competições aerodesign. Brazilian Journal of Production Engineering, 11(1), 112–131. https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.46509

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA