Implementação da manutenção autônoma em máquinas de corte e vinco em uma empresa de papel ondulado
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i5.46978Palavras-chave:
Papelão Ondulado, Manutenção Autônoma, Impressora corte e vincoResumo
No contexto de necessidade em ganhos de eficiência, produtividade e redução de despesas, nada mais assertivo que treinar a equipe em uma metodologia já testada e aprovada por grandes multinacionais. Neste sentido, foi realizado o treinamento e implementação do Passo 1, 2 e 3 de Manutenção Autônoma em uma fábrica de papelão ondulado localizada no interior de SP. O projeto foi realizado inicialmente em 3 máquinas impressoras de corte e vinco, modelo DRO, com tripulação de 50 pessoas, regime de trabalho de três turnos e escala de trabalho 6 x 1. A duração deste projeto foi de 90 dias, sendo conduzido por uma empresa de consultoria chamada Ganbatte, que durante três semanas, realizou treinamentos teóricos em chão de fábrica, e nas outras três semanas, o time de operação e liderança deu continuidade no projeto com base nas atividades que a consultoria deixava como tarefa. Neste sentido, a evolução do time e os resultados alcançados foram satisfatórios, levando em consideração não só os números alcançados, mas também a cultura absorvida de criar paradas planejadas para limpeza, inspeção e lubrificação, conferência de ajustes padronizados, redução de paradas não planejadas, manutenção do equipamento retornando-o as condições básicas e redução do backlog de anomalias.
Downloads
Referências
ABRE. (2021). Estudo macroeconômico da embalagem e cadeia de consumo. Associação Brasileira de Embalagem, São Paulo, março de 2021. Recuperado de https://www.abre.org.br/dados-do setor/2022-2/
ABRCP. O setor de celulose. Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, São Paulo. Recuperado de https://www.abtcp.org.br/o-setor
Jankavski, A. (2021). E-commerce dá fôlego ao setor de embalagens que cresce acima da média do PIB. CNN Brasil, São Paulo.
Junior, G. A. A. & Carvalho, M.V. (2019). Aumento de disponibilidade de máquina onduladeira com manutenção preditiva através de sensores inteligentes, computação em nuvem e conceitos da indústria 4.0. XV Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. Ponta Grossa-PR.
Silva, R. F. I. (2013). Avaliação do processo de fabricação de uma unidade industrial convertedora de embalagens. Curitiba, 12 p. Trabalho conclusão de curso – Universidade Federal do Paraná.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.