Otimização do transporte de pacientes em hospitais de grande porte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i5.47033

Palavras-chave:

Transporte de pacientes, Problema de coleta e entrega, Heurística de reotimização, Busca tabu

Resumo

O presente trabalho lida com o problema de coleta e entrega de pacientes entre unidades distintas de um mesmo hospital, que particularmente surge em hospitais que ocupam uma grande área geográfica e, por isso, possuem diversos pavilhões com serviços distintos entre si. O problema considera uma frota de veículos, cada qual com capacidade de transporte limitada. As solicitações para o transporte de pacientes são recebidas ao longo do dia e são completamente desconhecidas até a sua emissão. O objetivo do problema é determinar rotas, atualizadas de forma dinâmica, para cada veículo de modo que o atraso total ponderado associado ao atendimento das solicitações seja mínimo. A proposta deste trabalho envolve uma heurística de reotimização baseada em políticas que observam características dos pacientes e do hospital, além de uma metaheurística de busca tabu. A heurística fornece soluções satisfatórias para o problema sobre instâncias de diferentes tamanhos.

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Biografia do Autor

Ruan Myller Magalhães de Oliveira, Instituto de Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Catalão, Brasil

Discente de graduação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Com um bacharelado em Engenharia Mecatrônica em andamento, possui experiência em pesquisa operacional e análise de problemas de otimização combinatória. Atualmente, é um estudante bolsista da modalidade de Iniciação Científica que busca desenvolver novas heurísticas. 

Layane Rodrigues de Souza Queiroz, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Avançado de Catalão (CAC) (2009). Foi professora substituta na Unidade de Matemática e Tecnologia da UFG-CAC entre 2011 e 2013, e depois entre 2015 e 2017. Ingressou em abril de 2016 no mestrado em Modelagem e Otimização da UFG-CAC, finalizando em setembro de 2017, com a sua dissertação sobre a solução numérica de problemas mecânicos com incertezas. Em outubro de 2017 ingressou no Programa de Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP-São Carlos, finalizando em fevereiro de 2022. Sua tese apresenta métodos de solução numérica para problemas de otimização combinatória, em especial, problemas de corte de itens irregulares com a presença de incertezas. Em outubro de 2022 visitou o Department of Sciences and Methods for Engineering, da University of Modena and Reggio Emilia (UNIMORE), Itália. De 2022 a 2024 foi professora substituta no Instituto de Matemática e Tecnologia da Universidade Federal de Catalão. Em 2024 fez um pós-doutorado na UNIMORE na área de pesquisa operacional. Desde setembro de 2024, assumiu o cargo de professora adjunta no Instituto de Matemática e Estatística da UFG. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a modelagem e desenvolvimento de métodos de otimização para problemas aplicados e com incertezas. Faz parte do grupo de pesquisadores do Centro de Investigação em Pesquisa Operacional, grupo certificado no CNPq e de projetos financiados.

Thiago Alves de Queiroz, Instituto de Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Catalão, Brasil

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2007), com um período de estágio no Centro Internacional de Investigación de Métodos Computacionales - CONICET em Santa Fé - Argentina (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e doutorado em Ciência da Computação pelo Instituto de Computação, da Universidade Estadual de Campinas (2010). Fez Pós-doutorado na Universidade de Campinas (2014), Universidade de São Paulo (2017) e University of Modena and Reggio Emilia (2019). Desde 2016 é Editor Associado do periódico Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento (ISSN: 1984-3534), que é mantido pela Sociedade de Brasileira de Pesquisa Operacional. Em 2017 foi contemplado com bolsa de Produtividade e Pesquisa, nível 2, do CNPq. No 1 semestre de 2021, no 2 semestre de 2022 e 2023, e no 1 e 2 semestres de 2024 foi Professor Visitante no Department of Sciences and Methods for Engineering da University of Modena and Reggio Emilia, Itália. Atualmente é Professor Associado no Instituto de Matemática e Tecnologia, da Universidade Federal de Catalão, criada pelo desmembramento da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Foi Diretor de Pesquisa da Universidade Federal de Catalão de 2020 a 2024, respondendo pelas atividades de pesquisa da universidade, incluindo todo o Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação. Tem experiência no campo de Pesquisa Operacional, em especial na área de Otimização Combinatória, coordenando e participando de projetos de pesquisa nacionais e internacionais, bem como trabalhando nas versões estática, dinâmica e estocástica de problemas de corte e empacotamento, roteamento de veículos, escalonamento de tarefas, localização de facilidades e suas integrações. Seus resultados têm respondido questões em aberto levantadas pela literatura especializada, sendo publicados em conferências e periódicos de qualidade. Ele têm recebido inúmeros prêmios pelos seus trabalhos e de estudantes orientados na graduação e pós-graduação.

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Publicado

06.12.2024

Como Citar

Oliveira, R. M. M. de, Queiroz, L. R. de S., & Queiroz, T. A. de. (2024). Otimização do transporte de pacientes em hospitais de grande porte. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(5), 210–220. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i5.47033

Edição

Seção

Edição Especial "VI Simpósio de Engenharia de Produção (SIENPRO)"