Proposta de gerenciamento de estoques: estudo de caso em uma drogaria do leste de Minas Gerais

Autores

  • Cintia Couto de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
  • Tatielle Menolli Longhini Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-2934-9893

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.47558

Palavras-chave:

Estoque, Classificação ABC, Demanda, Políticas de estoque

Resumo

A atuação de um sistema de gerenciamento de estoque é fundamental para garantir bons resultados. Isto porque, os princípios, métodos e técnicas do controle do estoque asseguram a otimização dos investimentos e a minimização dos custos totais. Este trabalho é resultado de um estudo desenvolvido em uma Drogaria situada na cidade de Governador Valadares – MG, onde não se identificava um método formal e padronizado de gestão de estoques. Após essa identificação sugeriu-se um modelo de gestão dinâmico e funcional, com aplicação de ferramentas de fácil manuseio. O trabalho se caracteriza como estudo de caso que propõe modelo de gestão de estoque a partir das políticas de estoques e previsão de demanda. Como ferramenta de controle adotou-se a classificação ABC para identificar o nível de importância dos medicamentos na drogaria. Após esse reconhecimento foram sugeridas políticas de estoque para os itens categorizados na classe A, por representarem ativos importantes para o empreendimento. Também foi efetuada uma análise do comportamento da demanda, para posteriormente propor um modelo de previsão apropriado. Dentre os modelos estudados, constatou-se que os métodos de previsão por média exponencial móvel e sazonalidade simples apresentaram melhores resultados. Por fim, foi possível desenvolver políticas de estoque para equilibrar a oferta e a procura, mantendo a quantidade de itens adequada em estoque, ou seja, sem faltas ou excessos.

Downloads

Biografia do Autor

Cintia Couto de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Engenheira de Produção e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, com especialização em Gestão de Projetos pela FAVENI. Atualmente, atua como Técnica em Via Permanente na Vale, onde contribui para a manutenção e otimização da superestrutura ferroviária. Sua formação e experiência a tornam uma profissional qualificada para gerenciar projetos e processos voltados à eficiência operacional e segurança no setor ferroviário.

Tatielle Menolli Longhini, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente, desde 2016, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), atuando em projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para capacitação em gestão e práticas de inovação e empreendedorismo, conectando instituições públicas e privadas e iniciativas políticas locais, bem como em cargos de gestão - nas coordenações do Setor de Extensão, de Comunicação, de Ambientes de Inovação/Laboratórios de Prototipagem e de Curso de Graduação. Doutoranda em Engenharia de Produção (desde 2022) e Mestre em Administração (2017), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Engenharia de Produção (2013) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Profissional atuante em temas sobre inovação e empreendedorismo, ciências de dados e grandes áreas da engenharia de produção e administração, sendo também revisora e pesquisadora de periódicos nacionais e internacionais. https://lattes.cnpq.br/5187395539638194

Referências

Ballou, R. H. (2006). Gerenciamento da cadeia de suprimento / logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman.

Ballou, R. H. (1993). Logística empresarial. 1. ed. São Paulo: Atlas.

Bertaglia, P. R. (2016). Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 3. ed. São Paulo: Saraiva.

Chiavenato, I. (2005). Administração de materiais: uma abordagem introdutória. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Corrêa, H. L., Gianesi, I. G. N., & Caon, M. (2007). Planejamento, programação e controle da produção: MRP II/ERP: conceitos, uso e implantação: base para SAP, Oracle Applications e outros softwares integrados de gestão. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Dias, M. A. P. (2015). Administração de materiais: uma abordagem logística. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Fenili, R. R. (2015). Gestão de materiais. Enap-Didáticos, Brasília.

Lustosa, L., et al. (2008). Planejamento e controle da produção. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2006). Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Medeiros, S. B. (2007). Gestão de estoque no comércio varejista de materiais. 86 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma.

Menezes, E. M. & Silva, E. L. da. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC.

Novaes, A. G. (2015). Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: Estratégia, operação e avaliação. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Pascoal, J. A. (2008). Gestão estratégica de recursos materiais: controle de estoque e armazenagem. 61 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, João Pessoa.

Pozo, H. (2010). Administração de recursos materiais e patrimoniais. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale.

Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2015). Administração da produção. Tradução Corrêa. L. H. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Simões, R. (2017). Desafios da liderança para o crescimento da indústria farmacêutica. Blog Ipog, jun. Recuperado de https://blog.ipog.edu.br/saude/desafios-da-lideranca-para-o-crescimento-da-industria-farmaceutica/

Silveira, V. C. (2011). Planejamento e controle do estoque de medicamentos de uma farmácia varejista. 46f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre.

Silva, M. A. P. (2010). Aplicação do método curva ABC de Pareto e sua contribuição para gestão da farmácia hospitalar. 32f. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife.

Rosa, R. A. (2011). Gestão de operações e logística I. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB.

Publicado

31.03.2025

Como Citar

Souza, C. C. de, & Longhini, T. M. (2025). Proposta de gerenciamento de estoques: estudo de caso em uma drogaria do leste de Minas Gerais. Brazilian Journal of Production Engineering, 11(1), 449–476. https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.47558

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO