Proposta de gerenciamento de estoques: estudo de caso em uma drogaria do leste de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.47558Palavras-chave:
Estoque, Classificação ABC, Demanda, Políticas de estoqueResumo
A atuação de um sistema de gerenciamento de estoque é fundamental para garantir bons resultados. Isto porque, os princípios, métodos e técnicas do controle do estoque asseguram a otimização dos investimentos e a minimização dos custos totais. Este trabalho é resultado de um estudo desenvolvido em uma Drogaria situada na cidade de Governador Valadares – MG, onde não se identificava um método formal e padronizado de gestão de estoques. Após essa identificação sugeriu-se um modelo de gestão dinâmico e funcional, com aplicação de ferramentas de fácil manuseio. O trabalho se caracteriza como estudo de caso que propõe modelo de gestão de estoque a partir das políticas de estoques e previsão de demanda. Como ferramenta de controle adotou-se a classificação ABC para identificar o nível de importância dos medicamentos na drogaria. Após esse reconhecimento foram sugeridas políticas de estoque para os itens categorizados na classe A, por representarem ativos importantes para o empreendimento. Também foi efetuada uma análise do comportamento da demanda, para posteriormente propor um modelo de previsão apropriado. Dentre os modelos estudados, constatou-se que os métodos de previsão por média exponencial móvel e sazonalidade simples apresentaram melhores resultados. Por fim, foi possível desenvolver políticas de estoque para equilibrar a oferta e a procura, mantendo a quantidade de itens adequada em estoque, ou seja, sem faltas ou excessos.
Downloads
Referências
Ballou, R. H. (2006). Gerenciamento da cadeia de suprimento / logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman.
Ballou, R. H. (1993). Logística empresarial. 1. ed. São Paulo: Atlas.
Bertaglia, P. R. (2016). Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 3. ed. São Paulo: Saraiva.
Chiavenato, I. (2005). Administração de materiais: uma abordagem introdutória. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Corrêa, H. L., Gianesi, I. G. N., & Caon, M. (2007). Planejamento, programação e controle da produção: MRP II/ERP: conceitos, uso e implantação: base para SAP, Oracle Applications e outros softwares integrados de gestão. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Dias, M. A. P. (2015). Administração de materiais: uma abordagem logística. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Fenili, R. R. (2015). Gestão de materiais. Enap-Didáticos, Brasília.
Lustosa, L., et al. (2008). Planejamento e controle da produção. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2006). Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Medeiros, S. B. (2007). Gestão de estoque no comércio varejista de materiais. 86 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma.
Menezes, E. M. & Silva, E. L. da. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC.
Novaes, A. G. (2015). Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: Estratégia, operação e avaliação. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Pascoal, J. A. (2008). Gestão estratégica de recursos materiais: controle de estoque e armazenagem. 61 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, João Pessoa.
Pozo, H. (2010). Administração de recursos materiais e patrimoniais. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale.
Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2015). Administração da produção. Tradução Corrêa. L. H. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Simões, R. (2017). Desafios da liderança para o crescimento da indústria farmacêutica. Blog Ipog, jun. Recuperado de https://blog.ipog.edu.br/saude/desafios-da-lideranca-para-o-crescimento-da-industria-farmaceutica/
Silveira, V. C. (2011). Planejamento e controle do estoque de medicamentos de uma farmácia varejista. 46f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre.
Silva, M. A. P. (2010). Aplicação do método curva ABC de Pareto e sua contribuição para gestão da farmácia hospitalar. 32f. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife.
Rosa, R. A. (2011). Gestão de operações e logística I. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cintia Couto de Souza, Tatielle Menolli Longhini (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.