UTILIZAÇÃO AMBIENTADA DA METODOLOGIA FMEA E BPMN PARA ELABORAÇÃO DE MELHORIAS NO SERVIÇO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE FOOD SERVICE

Autores

  • Eduína Carla Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Célio Bezerra da Silva Filho SENAC

Resumo

A qualidade intrínseca aos produtos e serviços de uma organização é a premissa para que estas continuem competitivas no mercado. É necessário que os produtos e serviços comercializados tenham, não só, a qualidade exigida pelos clientes, como também, um custo mínimo para as organizações. Com isto a cada dia a disseminação de metodologias para gestão da qualidade é mais impulsionada, uma dessas metodologias é a FMEA, que é utilizada de maneira objetiva para identificar riscos potencias no produto, processo ou serviço, assim como outros métodos, esse também possibilita o uso eficiente de outros métodos que incorporam mais benefícios aos resultados almejados, diante disto foi aplicado junto à FMEA a metodologia Business Process Model and Notation (BPMN), de forma que foi possível analisar problemáticas e modelar possíveis melhorias. O presente estudo visa utilizar duas metodologias, a FMEA com uma abordagem proativa, utilizando o Gráfico de Áreas, para fazer uma análise e interpretação dos riscos no macroprocesso, e a Business Process Model and Notation (BPMN) para modelar um novo fluxo de atividades em uma fábrica de alimentos no interior pernambucano, a qual está inserida no ramo do “food service”.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduína Carla Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em engenharia de produção – UFPE

Graduada em engenharia de produção – UFCG

Célio Bezerra da Silva Filho, SENAC

Pós-graduando em gestão e governança da tecnologia da informação – SENAC

Graduado em sistemas de informação –UFPE

Referências

ABIA. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO. Disponível em: http://www.abia.org.br/vsn/tmp_2.aspx?id=294. Acesso em 03 de mai de 2017.

ABPMP Brasil. GUIA PARA O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO CORPO COMUM DE CONHECIMENTO ABPMP BPM CBOK V3.0. 1. Ed. 2013. Brasil: Association of Business Process Management Professionals. Disponível em: http://www.abpmp-br.org/bpm-cbok-v3-0/.

AGUIAR. C. D. MODELO CONCEITUAL PARA A APLICAÇÃO DE FMEA DE PROCESSO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA. 136 páginas. Tese apresentada à Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, para a obtenção do título de Doutor em Engenharia Mecânica na área de Gestão e Otimização. Guaratinguetá, 2016.

ARAUJO, Luis César G. de. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS E AS TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL: ARQUITETURA ORGANIZACIONAL, BENCHMARKING, EMPOWERMENT, GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL, REENGENHARIA. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas. 2011. 328

CABRAL, A. GIOMO, C. R. GERENCIAMENTO DO PROCESSO PRODUTIVO II – USO DO SOFTWARE LIVRE BIZAGI. Disponível em: http://maua.br/files/artigos/artigo-gerenciamento-do-processo-produtivo-ii-o-uso-do-software-live-bizagi.pdf. Acesso em 3 de mai de 2017.

CARVALHO, M. C. de; PALADINI, E. P. GESTÃO DA QUALIDADE: TEORIA E CASOS. 2. Ed - Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012.

DAVENPORT, THOMAS H. REENGENHARIA DE PROCESSOS. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

FERNANDES, J. M. R.; REBELATO, M. G. PROPOSTA DE UM MÉTODO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE QFD E FMEA. Em: GESTÃO PRODUÇÃO ONLINE, 2006, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba, 13, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104530X2006000200007>. Acesso em: 28 de abr. 2017.

FREITAS, A. L. P. F. A QUALIDADE EM SERVIÇOS NO CONTEXTO DA COMPETITIVIDADE. Em: REVISTA PRODUÇÃO ONLINE, 5, 2005, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2005. Disponível em: <http://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/321/418 >. Acesso em: 28 de abr. 2017.

GONÇALVES, José E. Lima. AS EMPRESAS SÃO GRANDES COLEÇÕES DE PROCESSOS. SÃO PAULO: REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, Jan./Mar. 2000, v. 40, p. 6-19.

HERMOSILLA, J.L.G. et al. DIFERENÇAS NAS PERCEPÇÕES DE QUALIDADE EM SERVIÇOS: UM ESTUDO DE CASO. Em: XXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2002, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2002. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR26_1044.pdf >. Acesso em: 29 de abr. 2017.

KARDEC, A.; NASCIF, J. MANUTENÇÃO - FUNÇÃO ESTRRATÉGICA. 4. Ed. – Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2013, 440p.
OMG. Business Process Model & Notation (BPMN). Disponível em: http://www.omg.org/bpmn/. Acesso em 2 de mai de 2017.
PALADY, P. FMEA: ANALISE DE MODOS DE FALHAS E EFEITOS – PROVENDO E PREVENINDO PROBLEMAS ANTES QUE OCORRAM. 4. Ed. – São Paulo: IMAM, 2007.
PARREIRAS, P. MODELAGEM DE PROCESSO DE NEGOCIOS: O QUE É, E PARA QUE SERVE. Disponível em: http://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/gestao-empresarial/modelagem-de-processos-de-negocios/. Acesso em 3 de mai de 2017.

SANTOS, J. G. dos. Proposta de Melhoria do Processo de Contratação de Serviços de TI e da Gestão dos Contratos na Administração Pública Federal. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/106/48. Acesso em 2 de mai de 2017.

VIEIRA, M. F. GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. São Paulo: Campus, 2006.

Yin R. ESTUDO DE CASO: PLANEJAMENTO E MÉTODOS. 2. Ed - Porto Alegre: Bookman; 2001.

Downloads

Publicado

05.04.2019

Como Citar

Silva, E. C., & Filho, C. B. da S. (2019). UTILIZAÇÃO AMBIENTADA DA METODOLOGIA FMEA E BPMN PARA ELABORAÇÃO DE MELHORIAS NO SERVIÇO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE FOOD SERVICE. Brazilian Journal of Production Engineering, 5(1), 01–19. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V05N01_01

Edição

Seção

ENGENHARIA DA QUALIDADE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)