ANÁLISE DETALHADA DO POSTO DE TRABALHO E PROPOSTA DE PRODUTO ERGONÔMICO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO DA ESTÉTICA

Autores

  • Eduína Carla Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Gislaine Handrinelly de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Brena Ruth de Souza Tutú Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria José Gomes Rodrigues
  • Rafaela Leite Barros de Lima Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

O Brasil se tornou o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo, de acordo com esse levantamento, ficou atrás, apenas, dos Estados Unidos, que têm 16,5% e da China com 10,3% de todo o consumo mundial no mercado de estética. Este acentuado desenvolvimento na área conduz também aos problemas de saúde dos trabalhadores, desde LER e DORT, problemas de circulação e até doenças, como hepatite, adquiridas através de contato direto com utensílios contaminados. Assim, investimentos se fazem necessários, tanto através de intervenções ergonômicas, quanto através de novas tecnologias, como produtos adaptados para certas funções. Tendo como objetivo reduzir as consequências nocivas ao trabalhador, visando proporcionar segurança, satisfação e saúde ao mesmo, o presente trabalho teve por objetivo analisar os riscos ergonômicos intrínsecos ao posto de trabalho das manicures e pedicures, suas consequências sobre a saúde e qualidade de vida no trabalho, bem como propor um produto ergonômico para auxiliar no desenvolvimento de suas atividades.

Palavras-chave: Ergonomia, qualidade de vida, estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduína Carla Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Engenharia de Produção - UFPE

Graduada em Enngenharia de Produção - UFCG

Gislaine Handrinelly de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Engenharia de Produção - UFRN

Brena Ruth de Souza Tutú, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Engenharia de Produção - UFCG

Maria José Gomes Rodrigues

Graduada em Engenharia de Produção - UFCG

Técnica em Segurança do Trabalho - IF Sertão PE

Rafaela Leite Barros de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Engenharia de Produção - UFCG

Referências

ABIHPEC. Disponível em: https://abihpec.org.br/2018/03/setor-de-cosmeticos-e-higiene-pessoal-cresce-28-mas-segue-pessimista/. Acesso em setembro de 2018.

ABIHPEC. Disponível em: https://www.abihpec.org.br/novo/wp-content/uploads/PANOMARA-DO-SETOR-2016.pdf. Acesso em setembro de 2018.
ABRAHÃO, J.; SZNELWAR, L.; SILVINO,A.; SARMET, M.; PINHO, D. Introdução a ergonomia: da prática à teoria. São Paulo: Blucher, 2009.

ANDRADE, MARIA. INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NA GRADUAÇÃO. 10. ED. SÃO PAULO: ATLAS, 2010.
DUL, J.; WEERDMEESTER, B. Ergonomia prática. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Blucher, 2004.

EQUILÍBRIO NUTRI ESPORTIVA. Saúde das mçaos. Disponível em: http://www.equilibrionutriesportiva.com.br/guia-de-alongamento-2-2/. Acesso em setembro de 2018.

EXAME.COM. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/o-fortalecimento-do-mercado-da-beleza-em-2018/ . Acesso em setembro de 2018.
FILHO, J. G. Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. 2. Ed. São Paulo: Escrituras editora, 2010.

IIDA, I. Ergonomia: Projeto e produção. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgar Blucher, 2005.

Ikesaki disponível em: < http://www.ikesaki.com.br/noticia/1788/manicures-pequenas-medidas-de-seguranca-diminuem-o-risco-de-contaminacao-veja-como.html> Acesso em agosto, 2014.

KROEMER, K. H. E.; GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

PORTAL DO CORPO. Alongamentos laborais. Disponível em: https://portaldocorpo.com/alongamentos-laborais/. Acesso em setembro de 2018.

Downloads

Publicado

16.12.2018

Como Citar

Silva, E. C., de Azevedo, G. H., de Souza Tutú, B. R., Gomes Rodrigues, M. J., & Barros de Lima, R. L. (2018). ANÁLISE DETALHADA DO POSTO DE TRABALHO E PROPOSTA DE PRODUTO ERGONÔMICO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO DA ESTÉTICA. Brazilian Journal of Production Engineering, 4(4), 210–225. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_13

Edição

Seção

ENGENHARIA DO TRABALHO