ANÁLISE DETALHADA DO POSTO DE TRABALHO E PROPOSTA DE PRODUTO ERGONÔMICO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO DA ESTÉTICA
Resumo
O Brasil se tornou o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo, de acordo com esse levantamento, ficou atrás, apenas, dos Estados Unidos, que têm 16,5% e da China com 10,3% de todo o consumo mundial no mercado de estética. Este acentuado desenvolvimento na área conduz também aos problemas de saúde dos trabalhadores, desde LER e DORT, problemas de circulação e até doenças, como hepatite, adquiridas através de contato direto com utensílios contaminados. Assim, investimentos se fazem necessários, tanto através de intervenções ergonômicas, quanto através de novas tecnologias, como produtos adaptados para certas funções. Tendo como objetivo reduzir as consequências nocivas ao trabalhador, visando proporcionar segurança, satisfação e saúde ao mesmo, o presente trabalho teve por objetivo analisar os riscos ergonômicos intrínsecos ao posto de trabalho das manicures e pedicures, suas consequências sobre a saúde e qualidade de vida no trabalho, bem como propor um produto ergonômico para auxiliar no desenvolvimento de suas atividades.
Palavras-chave: Ergonomia, qualidade de vida, estética.
Downloads
Referências
ABIHPEC. Disponível em: https://www.abihpec.org.br/novo/wp-content/uploads/PANOMARA-DO-SETOR-2016.pdf. Acesso em setembro de 2018.
ABRAHÃO, J.; SZNELWAR, L.; SILVINO,A.; SARMET, M.; PINHO, D. Introdução a ergonomia: da prática à teoria. São Paulo: Blucher, 2009.
ANDRADE, MARIA. INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NA GRADUAÇÃO. 10. ED. SÃO PAULO: ATLAS, 2010.
DUL, J.; WEERDMEESTER, B. Ergonomia prática. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Blucher, 2004.
EQUILÍBRIO NUTRI ESPORTIVA. Saúde das mçaos. Disponível em: http://www.equilibrionutriesportiva.com.br/guia-de-alongamento-2-2/. Acesso em setembro de 2018.
EXAME.COM. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/o-fortalecimento-do-mercado-da-beleza-em-2018/ . Acesso em setembro de 2018.
FILHO, J. G. Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. 2. Ed. São Paulo: Escrituras editora, 2010.
IIDA, I. Ergonomia: Projeto e produção. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgar Blucher, 2005.
Ikesaki disponível em: < http://www.ikesaki.com.br/noticia/1788/manicures-pequenas-medidas-de-seguranca-diminuem-o-risco-de-contaminacao-veja-como.html> Acesso em agosto, 2014.
KROEMER, K. H. E.; GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
PORTAL DO CORPO. Alongamentos laborais. Disponível em: https://portaldocorpo.com/alongamentos-laborais/. Acesso em setembro de 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































