PRIORIZAÇÃO DE RISCO EM OBRA DE MÉDIO PORTE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO FMEA: UMA FERRAMENTA DE MELHORIA PARA SEGURANÇA DO TRABALHO EM ALTURA

Autores

  • Gustavo Pires do Nascimento Jorge Universidade CEUMA - Campus Imperatriz
  • Marcos Jean Araujo de Sousa Instituto Federal do Maranhão - Campus Imperatriz
  • André Luís de Oliveira Cavaignac Universidade Ceuma Unversidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0003-0051-4856

Resumo

Visto que na atualidade a engenharia civil movimenta a economia de maneira direta, com isso mais empregos são gerados em buscar de maior qualidade, todavia a segurança dos trabalhadores quase sempre é negligenciada e em consequência disso acidentes de todo tipo de gravidade. No presente trabalho foi feito abordagem da aplicação da ferramenta FMEA (failure mode and effects analysis) em uma obra de médio porte situada na cidade de Imperatriz-MA. Primeiramente no trabalho foi realizado um levantamento fotográfico na obra das inconformidades com as NRs, depois enumerados os principais riscos aos trabalhadores e baseado nos dados adquiridos foram feito a priorização de risco com ajuda do FMEA. Foi observado no trabalho que boa parte das inconformidades pode ser de fácil detecção, o que leva a conclusão do desconhecimento das normas ou simplesmente descaso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Pires do Nascimento Jorge, Universidade CEUMA - Campus Imperatriz

Dpto de engenharias, Universidade CEUMA - Campus Imperatriz

Marcos Jean Araujo de Sousa, Instituto Federal do Maranhão - Campus Imperatriz

Dpto de Segurança do Trabalho, Instituto Federal do Maranhão - IFMA, Campus Imperatriz

André Luís de Oliveira Cavaignac, Universidade Ceuma Unversidade Federal do Maranhão

Dpto de engenharias, Universidade CEUMA - Campus Imperatriz

Referências

BARBOSA, Raquel. A questão do quesito raça/cor nos prontuários do Programa Sentinela. Florianópolis, 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 1990.

________. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009.

LEITE, Ilka Boaventura. Descendentes de Africanos em Santa Catarina: invisibilidade histórica e segregação. IN: Negros no sul do Brasil. LEITE, Ilka Boaventura (org). Florianópolis: Contemporâneas, 1996.

LIMA, Patrícia de Moraes; SANTOS, Pamela Cristina e BOTEGA, Gisely Pereira. Risco e Vulnerabilidade: desafios na rede de proteção à infância no município de Florianópolis. Revista zero a seis, V. 18, n. 34(p. 288-302), jul/dez, 2016.

LIMA, Patrícia de Moraes. Rede de Proteção, Defesa e Controle dos Direitos: mapeamento do risco e da vulnerabilidade na infância em Florianópolis. Projeto de Extensão CED/UFSC, 2016.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchezine de. Metodologia da pesquisa: abordagem teóricoprática. 2. ed. Campinas: Papiros, 1997.

PASSOS, J. C. As desigualdades na escolarização da população negra e a educação de jovens e adultos. EJA em debate, v. 1, p. 137-150, 2012.

PEGASO, Cartilha. Programa de Excelência na Gestão da Assistência Social. Publicação: Federação Catarinense de Municípios, FECAN, S/D.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs). Epistemologias do Sul. São Paulo. Cortez. 2010. (P. 73-118).

SILVA, Fabiana De Macedo Soares. O Perfil do Denunciante do Projeto SOS Criança do Município de Florianópolis: Uma Análise Da Denúncia Como Instrumento De Cidadania. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Serviço Social, Departamento de Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

JUNKES, Neylen Bruggemann Bunn. Violências e cuidado: outros diálogos possíveis. In: ZAPELINI, Cristiane Antunes Espindola (Org.). Módulo 2: violências, Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos. Florianópolis: NUVIC-CED- UFSC-2010. Cap.1.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

02.07.2019

Como Citar

Jorge, G. P. do N., de Sousa, M. J. A., & Cavaignac, A. L. de O. (2019). PRIORIZAÇÃO DE RISCO EM OBRA DE MÉDIO PORTE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO FMEA: UMA FERRAMENTA DE MELHORIA PARA SEGURANÇA DO TRABALHO EM ALTURA. Brazilian Journal of Production Engineering, 5(3), 35–53. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V05N03_003

Edição

Seção

ENGENHARIA DO TRABALHO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>