AET e FMEA para classificação dos riscos ergonômicos na construção civil de pequeno porte

Autores

  • Raimara Araújo Lima Universidade CEUMA
  • André Luís de Oliveira Cavaignac Universidade Ceuma - Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i2.33683

Palavras-chave:

Ergonomia, Segurança do trabalho, FMEA, Construção Civil.

Resumo

A ergonomia pode ser entendida como o estudo de adequações do posto de trabalho aos funcionários, afim de buscar uma solução coerente para melhorar o bem estar e atividades desenvolvidas no cotidiano. A ergonomia não é algo inacessível para a construção civil, porém as empresas deixam de investir em sua  implantação da mesma, não realizando treinamentos ou campanhas preventivas, consequentemente pode-se ocasionar o aparecimento de lesões por esforços repetitivos (LER), podendo se agravar e inclusive causar o afastamento do funcionário. As ações de prevenção de patologias ocupacionais são medidas que contribuem para a redução de taxas de acidentes do trabalho, levando em conta que o canteiro de obra é o ambiente mais propício para o surgimento de problemas ergonômicos por englobar uma série de atividades em um mesmo setor. Este artigo se propõe a identificar e descrever os riscos ergonômicos mais comuns na construção civil, utilizando o método do Failure Mode and Effect Analysis (FMEA), com a obtenção do Risk Priority Number (RPNs) para priorizar as falhas encontradas, e com isso apontar medidas preventivas. Para isso, realizou-se um estudo de caso na construção do camelódromo na cidade de Imperatriz – MA, com destaque nos processos de execução de levantamento das paredes e transporte em carrinho de mão; com a finalidade de mostrar posturas inadequadas e como executá-la de forma correta sem gerar riscos ergonômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimara Araújo Lima, Universidade CEUMA

Mestranda em Engenharia de Produção e sistema, na PUC- GO. Graduada no curso de Engenharia Civil na Universidade CEUMA, Especialista em gestão logística e engenharia de produção na INEX e especializando em Engenharia de Segurança do trabalho na Estácio.

André Luís de Oliveira Cavaignac, Universidade Ceuma - Universidade Federal do Maranhão

Engenheiro de Alimentos pela Universidade Federal do Maranhão (2011), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras (2013), Mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Maranhão (2015), Doutorando em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Maranhão (2019 - ). Tem experiência na indústria de alimentos (gerente industrial e responsável técnico - com ênfase em tecnologia de Alimentos, Operações Unitárias/Fenômenos de Transporte, e Segurança Ocupacional) e também tem experiência nas indústrias da região (construção civil, química e alimentícia) como consultor e com publicações científicas acerca de gerenciamento de processos industriais e segurança ocupacional. Tem experiência em espectroscopia Raman e caracterização térmica (TG, DSC e DTA), com publicações em congressos e periódicos internacionais acerca de síntese e caracterização de materiais para indústria farmacêutica e alimentícia. Foi professor do curso de Engenharia de Alimentos da UFMA (2016-2018), do curso de medicina veterinária da FAVALE (2019-2020) e dos cursos de engenharia da Universidade CEUMA (2014-2020)

Referências

ACOMEST, Assessoria de comunicação da Ocupacional Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho. Ergonomia: Mantenha a postura no trabalho. Recuperado de http://www.ocupacional.com.br/ergonomia-mantenha-a-psotura-no-trabalho/

Anuário Estatístico da Previdência Social/Ministério da Fazenda, Secretaria de Previdência, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência. 25 DE ABRIL DE 2018. Recuperado de http://sa.previdencia.gov.br/site/2018/08/aeps2016.pdf

Associação Brasileira De Normas Técnicas. (2014). NR 04: Serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, Rio de janeiro.

Associação Brasileira De Normas Técnicas. (2014). NR 17: Ergonomia, Rio de Janeiro.

Associação Brasileira De Normas Técnicas. (2014). NR 18: Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, Rio de janeiro.

Bureau Internacional Do Trabalho. (2009). A saúde e segurança do trabalho: uma coleção de módulos – ergonomia. Portugal: Etigrafe,.

Cavaignac, A. L. D. O., & Uchoa, J. G. L. (2018). Obtaining FMEA’sindices for occupational safety in civil construction: a the oretical contribution. Brazilian Journal of Operations & Production Management, 15(4), 558-565.

Francisco, W. G., & Medeiros, A. P. (2016). Análise ergonômica: estudo de caso do depósito de uma empresa de materiais para construção da Grande Florianópolis. DA Pesquisa, 11(15), 271-290.

Gomes, H. P. (2011). Construção civil e saúde do trabalhador: um olhar sobre as pequenas obras (Doctoral dissertation).

Gomes, D. M., Silveira, F. G. H., & Horsth, A. A. (2017). Avaliação ergonômica do trabalhador na construção civil: riscos minimizados por regulamentação e ginástica laboral. REMAS-Revista Educação, Meio Ambiente e Saúde, 7(1), 17-27.

Helman, H., & Andery, P. R. P. (1995). Analise de falhas:(aplicação dos métodos de FMEA e FTA). UFMG, Escola de Engenharia.

Kassada, D. S., Lopes, F. L. P., & Kassada, D. A. (2011). Ergonomia: atividades que comprometem a saúde do trabalhador.

Mota, C. P. A., & de Oliveira Cavaignac, A. L. (2019). Avaliação de risco ocupacional em obras de pequeno porte de unidades unifamiliares com aplicação do FMEA: uma investigação sobre trabalho em altura e escavações. Brazilian Journal of Production Engineering-BJPE, 25-35.

Silva Netto, E. P. D. (2015). Análise das condições ergonômicas de trabalho em atividades típicas na execução de revestimentos em superfícies verticais de edificações (Master's thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Stamatis, D. H. (2003). Failure mode and effect analysis: FMEA from theory to execution. Quality Press.

Silva, M. L. L., Bacelar, I. V. A., Alves, D. R., Pereira, C. S., & Oliveira, M. V. M. (2016). Riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores da construção civil. Revista Bionorte, 5(1).

Iida, I. (2005). Ergonomia: projeto e produção. 2ª. Edição. São Paulo, Edgard Blücher.

Iida, I., & Buarque, L. I. A. (2016). Ergonomia: projeto e produção. Editora Blucher.

Saurin, T. A. (2005). Segurança no trabalho e desenvolvimento de produto: diretrizes para integração na construção civil. Production, 15(1), 127-141.

Vieira, R. B. (2010). Interferência ergonômica nas atividades da construção civil: estudo de caso em uma obra de Feira de Santana. 2010. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharel em engenharia civil) – Universidade Estadual de Santana. Feira de Santana.

Uchoa, J. G. L., de Sousa, M. J. A., Silva, L. H. V., & Cavaignac, A. L. D. O. (2019). FMEA method application based on occupational risks in the construction industry on work at height: A theoreticalcontribution. Internati onal Journal of Advanced Engineering Researchand Science, 6(10).

Publicado

17.06.2021

Como Citar

Lima, R. A., & Cavaignac, A. L. de O. (2021). AET e FMEA para classificação dos riscos ergonômicos na construção civil de pequeno porte. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(2), 85–94. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i2.33683

Edição

Seção

ENGENHARIA DO TRABALHO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>