ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE ESCOLAS DE NEGÓCIOS LATINO-AMERICANAS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Andressa Amaral de Azevedo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Aline Melandis da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Roberto Patrus Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

Desde a década de 1950, houve um crescimento significativo na abertura de Escolas de Negócio e Master of Business Administration (MBA) em todo o mundo, que foram consideradas, por vezes, casos de sucesso em educação do final do século XX. Como consequência, verificou-se, em especial nos últimos anos, o aumento do interesse dos pesquisadores em analisar a produção científica sobre essas escolas. Porém, muitos trabalhos exploram o tema em países desenvolvidos como Estados Unidos e Inglaterra, e deixam de discutir o assunto em países emergentes. Este artigo tem como objetivo avaliar as tendências de publicação sobre Escolas de Negócios na América Latina, relacionando o contexto histórico de colonização e heterogeneidade em que esta macrorregião está inserida, com o conteúdo e quantidade de publicações sobre o tema. Diante deste contexto, este artigo apresenta um estudo bibliométrico sobre Escolas de Negócio latino-americanas, com base em artigos publicados em periódicos indexados à base de dados Scopus.Os resultados confirmaram que é crescente o interesse acadêmico em estudar o tema Escolas de Negócios, dado que a produção científica tem crescido exponencialmente e mais da metade dos artigos são dos últimos 10 anos. Por outro lado, o estudo de Escolas de Negócios Latino-Americanas ainda está restrito a poucas publicações. Constata-se, no entanto, que 7 das 29 publicações sobre esse tema são dos 2 últimos anos.

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Biografia do Autor

Andressa Amaral de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Administração (PUC Minas), Mestre em Engenharia de Produção (UFMG), Bacharel em Engenharia de Produção (UFV)

Aline Melandis da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestranda em Administração (PUC Minas)

Roberto Patrus, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Administração

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Administração

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Publicado

15.08.2018

Como Citar

Azevedo, A. A. de, Silva, A. M. da, Patrus, R., & Teodósio, A. dos S. de S. (2018). ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE ESCOLAS DE NEGÓCIOS LATINO-AMERICANAS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Brazilian Journal of Production Engineering, 4(2), 65–82. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v4n2_5

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA