ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE ESCOLAS DE NEGÓCIOS LATINO-AMERICANAS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Resumo
Desde a década de 1950, houve um crescimento significativo na abertura de Escolas de Negócio e Master of Business Administration (MBA) em todo o mundo, que foram consideradas, por vezes, casos de sucesso em educação do final do século XX. Como consequência, verificou-se, em especial nos últimos anos, o aumento do interesse dos pesquisadores em analisar a produção científica sobre essas escolas. Porém, muitos trabalhos exploram o tema em países desenvolvidos como Estados Unidos e Inglaterra, e deixam de discutir o assunto em países emergentes. Este artigo tem como objetivo avaliar as tendências de publicação sobre Escolas de Negócios na América Latina, relacionando o contexto histórico de colonização e heterogeneidade em que esta macrorregião está inserida, com o conteúdo e quantidade de publicações sobre o tema. Diante deste contexto, este artigo apresenta um estudo bibliométrico sobre Escolas de Negócio latino-americanas, com base em artigos publicados em periódicos indexados à base de dados Scopus.Os resultados confirmaram que é crescente o interesse acadêmico em estudar o tema Escolas de Negócios, dado que a produção científica tem crescido exponencialmente e mais da metade dos artigos são dos últimos 10 anos. Por outro lado, o estudo de Escolas de Negócios Latino-Americanas ainda está restrito a poucas publicações. Constata-se, no entanto, que 7 das 29 publicações sobre esse tema são dos 2 últimos anos.
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