PRE-STRUCTURED MODEL IN ERGONOMICS: APPLICATION IN A RURAL PROPERTY IN THE AMAZONIA

MODELO PRÉ-ESTRUTURADO EM ERGONOMIA: APLICAÇÃO EM UMA PROPRIEDADE RURAL NA AMAZÔNIA

Autores
  • Rute Holanda Lopes

    ICET/UFAM

    Autor

  • Joel Castro do Nascimento

    ICET/UFAM

    Autor

  • Eloá Taís Duarte

    ICET/UFAM

    Autor

  • Moisés Andrade Coelho

    Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET Universidade Federal do Amazonas - UFAM

    Autor

Resumo

Este estudo tem o objetivo de aplicar o Action Checkpoint for Agriculture em uma propriedade rural localizada no município de Itacoatiara/Amazonas/Brasil. Com relação à abordagem do problema, esse estudo caracteriza-se como quali-quantitativo e exploratório no que diz respeito aos objetivos. No que tange os procedimentos técnicos para coleta de dados, trata-se de um estudo de caso. As técnicas de pesquisa utilizadas para operacionalização do estudo foram: documentação indireta (pesquisa bibliográfica); observação direta intensiva (observação in loco e entrevista); e observação direta extensiva (formulário). Entre os principais resultados da pesquisa destacam-se: identificação dos principais aspectos ergonômicos relacionados a propriedade estudada; necessidade da empresa em adequar-se às normas regulamentadoras e outros aspectos ergoômicos; indicação de pontos para melhoria do ambiente produtivo; e construção de recomendações para futuras melhorias. A relevância da pesquisa reside na aplicação do instrumento (Action Checklist for Agriculture) essencial para apoiar as propriedades rurais na identificação de pontos para a melhoria do ambiente de trabalho em setor tradicional da economia.

Biografia do Autor
  1. Rute Holanda Lopes, ICET/UFAM

    Professora Adjunto da Universidade Federal do Amazonas - UFAM/ ICET (Economia Rural, Introdução à Economia e Gestão Ambiental). Coordenadora do Núcleo de Economia, Tecnologia, Gestão e Inovação; Coordenadora Administrativa da Incubadora do ICET - ICETech, Vice coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, Coordenadora do COMEXI - Comitê de Extensão do ICET. Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia pela UFAM (2015). Mestra em Desenvolvimento Regional pela UFAM (2008). Graduada em Ciências Econômicas pelo CIESA (2001), MBA em Empresas e Negócios pelo CIESA (2003). Pesquisas na área de: Economia Rural, Economia Regional, Engenharia de Produção, Produção Agrícola, Cadeias Produtivas Locais e Agricultura Familiar, Gestão Ambiental, Sustentabilidade. Possui experiência como consultora econômica e ambiental com trabalhos técnicos em Diagnósticos, Prognósticos, Caracterizações e Análises de Contexto dos municípios da Região Metropolitana de Manaus.

  2. Joel Castro do Nascimento, ICET/UFAM

    Bacharel em Engenharia de Produção (UFAM - 2009) Mestre em Engenharia de Produção (UFAM - 2012) Especialista em Gestão Pública (UEA - 2014) Professor Assistente do Curso Engenharia de Produção - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET-UFAM) Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Economia, Tecnologia, Gestão e Inovação (NETGI), e Coordenador dos Laboratórios de Engenharia de Produção do ICET.

  3. Eloá Taís Duarte, ICET/UFAM

    Graduanda em engenharia de produção pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) vinculado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

  4. Moisés Andrade Coelho, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET Universidade Federal do Amazonas - UFAM
    Curso de Engenharia de Produção
Referências

COSTA, G. M. Trabalho e Serviço Social: debate sobre a concepção de Serviço Social como processo de trabalho com base na Ontologia de Georg Lukács. Tese de Mestrado, UFPE, 1999.

FRAGA, P. A teoria das necessidades em Marx: da dialética do reconhecimento à analítica do ser social. Campinas, UNICAMP, 2006. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/278939/1/Fraga_PauloDenisarVasconcelos_M.pdf . Acesso em: 25 fev. 2019.

HELLER, A. La teoría de las necesidades en Marx. Barcelona: Ediciones 62, 1978. Disponível em http://afoiceeomartelo.com.br/posfsa/Autores/Heller,%20Agnes/Heller,%20Agnes%20-%20Teoria%20de%20las%20necesidades%20en%20Marx.pdf . Acesso em: 25 fev. 2019.

IAMAMOTO, M. Renovação e conservadorismo no Serviço Social. SP: Cortez, 1997.

LESSA, S. Sociabilidade e individuação. Maceió, Edufal, 1995.

_________. A centralidade ontológica do trabalho em Lukács. In: Serviço Social e Sociedade, nº. 52, São Paulo: Cortez,1996.

_________. A ontologia de Lukács. Maceió, Edufal, 1997.

LUKÁCS, G. Il lavoro. Per una Ontologia dell’Essere Sociale, vol. II, I, versão italiana de Alberto Scarponi, Roma: Riuniti,1981.

MARX, K. O Capital. Volume I, Editora Abril Cultural, SP, 1983.

NETTO, J. P. A construção do projeto ético político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: Curso de capacitação em Serviço Social e Política Social. Brasília: CEAD – Unb, 1999.

SILVA, G. M. T. Necessidade e participação social sob a determinação da política. Tese de Mestrado, Recife, UFPE, 1995.

Cover Image
Publicado
03.04.2020
Seção
ENGENHARIA DO TRABALHO
Licença

Direitos autorais (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista; Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original; Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença. Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico. 🔗 CC BY 4.0

Como Citar

Holanda Lopes, R., Castro do Nascimento, J., Taís Duarte, E., & Coelho, M. A. (2020). PRE-STRUCTURED MODEL IN ERGONOMICS: APPLICATION IN A RURAL PROPERTY IN THE AMAZONIA : MODELO PRÉ-ESTRUTURADO EM ERGONOMIA: APLICAÇÃO EM UMA PROPRIEDADE RURAL NA AMAZÔNIA. Brazilian Journal of Production Engineering, 5(6), 149-163. https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28748