PRE-STRUCTURED MODEL IN ERGONOMICS: APPLICATION IN A RURAL PROPERTY IN THE AMAZONIA

MODELO PRÉ-ESTRUTURADO EM ERGONOMIA: APLICAÇÃO EM UMA PROPRIEDADE RURAL NA AMAZÔNIA

Autores

  • Rute Holanda Lopes ICET/UFAM
  • Joel Castro do Nascimento ICET/UFAM
  • Eloá Taís Duarte ICET/UFAM
  • Moisés Andrade Coelho Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Este estudo tem o objetivo de aplicar o Action Checkpoint for Agriculture em uma propriedade rural localizada no município de Itacoatiara/Amazonas/Brasil. Com relação à abordagem do problema, esse estudo caracteriza-se como quali-quantitativo e exploratório no que diz respeito aos objetivos. No que tange os procedimentos técnicos para coleta de dados, trata-se de um estudo de caso. As técnicas de pesquisa utilizadas para operacionalização do estudo foram: documentação indireta (pesquisa bibliográfica); observação direta intensiva (observação in loco e entrevista); e observação direta extensiva (formulário). Entre os principais resultados da pesquisa destacam-se: identificação dos principais aspectos ergonômicos relacionados a propriedade estudada; necessidade da empresa em adequar-se às normas regulamentadoras e outros aspectos ergoômicos; indicação de pontos para melhoria do ambiente produtivo; e construção de recomendações para futuras melhorias. A relevância da pesquisa reside na aplicação do instrumento (Action Checklist for Agriculture) essencial para apoiar as propriedades rurais na identificação de pontos para a melhoria do ambiente de trabalho em setor tradicional da economia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rute Holanda Lopes, ICET/UFAM

Professora Adjunto da Universidade Federal do Amazonas - UFAM/ ICET (Economia Rural, Introdução à Economia e Gestão Ambiental). Coordenadora do Núcleo de Economia, Tecnologia, Gestão e Inovação; Coordenadora Administrativa da Incubadora do ICET - ICETech, Vice coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, Coordenadora do COMEXI - Comitê de Extensão do ICET. Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia pela UFAM (2015). Mestra em Desenvolvimento Regional pela UFAM (2008). Graduada em Ciências Econômicas pelo CIESA (2001), MBA em Empresas e Negócios pelo CIESA (2003). Pesquisas na área de: Economia Rural, Economia Regional, Engenharia de Produção, Produção Agrícola, Cadeias Produtivas Locais e Agricultura Familiar, Gestão Ambiental, Sustentabilidade. Possui experiência como consultora econômica e ambiental com trabalhos técnicos em Diagnósticos, Prognósticos, Caracterizações e Análises de Contexto dos municípios da Região Metropolitana de Manaus.

Joel Castro do Nascimento, ICET/UFAM

Bacharel em Engenharia de Produção (UFAM - 2009) Mestre em Engenharia de Produção (UFAM - 2012) Especialista em Gestão Pública (UEA - 2014) Professor Assistente do Curso Engenharia de Produção - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET-UFAM) Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Economia, Tecnologia, Gestão e Inovação (NETGI), e Coordenador dos Laboratórios de Engenharia de Produção do ICET.

Eloá Taís Duarte, ICET/UFAM

Graduanda em engenharia de produção pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) vinculado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Moisés Andrade Coelho, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Curso de Engenharia de Produção

Publicado

03.04.2020

Como Citar

Holanda Lopes, R., Castro do Nascimento, J., Taís Duarte, E., & Coelho, M. A. (2020). PRE-STRUCTURED MODEL IN ERGONOMICS: APPLICATION IN A RURAL PROPERTY IN THE AMAZONIA : MODELO PRÉ-ESTRUTURADO EM ERGONOMIA: APLICAÇÃO EM UMA PROPRIEDADE RURAL NA AMAZÔNIA. Brazilian Journal of Production Engineering, 5(6), 149–163. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28748