PRE-STRUCTURED MODEL IN ERGONOMICS: APPLICATION IN A RURAL PROPERTY IN THE AMAZONIA
MODELO PRÉ-ESTRUTURADO EM ERGONOMIA: APLICAÇÃO EM UMA PROPRIEDADE RURAL NA AMAZÔNIA
Resumo
Este estudo tem o objetivo de aplicar o Action Checkpoint for Agriculture em uma propriedade rural localizada no município de Itacoatiara/Amazonas/Brasil. Com relação à abordagem do problema, esse estudo caracteriza-se como quali-quantitativo e exploratório no que diz respeito aos objetivos. No que tange os procedimentos técnicos para coleta de dados, trata-se de um estudo de caso. As técnicas de pesquisa utilizadas para operacionalização do estudo foram: documentação indireta (pesquisa bibliográfica); observação direta intensiva (observação in loco e entrevista); e observação direta extensiva (formulário). Entre os principais resultados da pesquisa destacam-se: identificação dos principais aspectos ergonômicos relacionados a propriedade estudada; necessidade da empresa em adequar-se às normas regulamentadoras e outros aspectos ergoômicos; indicação de pontos para melhoria do ambiente produtivo; e construção de recomendações para futuras melhorias. A relevância da pesquisa reside na aplicação do instrumento (Action Checklist for Agriculture) essencial para apoiar as propriedades rurais na identificação de pontos para a melhoria do ambiente de trabalho em setor tradicional da economia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































