CRITÉRIOS DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TRANSPORTE PÚBLICO URBANO: UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA

Autores/as

  • José Alan Barbosa da Silva Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GO Mestrando em Engenharia de Produção e Sistemas Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção e Sistemas – MEPROS http://orcid.org/0000-0003-0693-1378
  • Solange da Silva Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GO Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção e Sistemas – MEPROS Professora Dra. da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GO Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU http://orcid.org/0000-0001-9603-5950

Resumen

O sistema de transporte público urbano no Brasil é caracterizado pela maioria dos usuários como um serviço de má qualidade, envolvendo superlotação, falta de infraestrutura e investimentos, o que torna esse assunto um dos principais temas a serem solucionados. Governos e empresários que operam este serviço buscam cada vez mais formas de identificar os critérios de qualidade do transporte público, levando em consideração a percepção e necessidades dos usuários. As dimensões tangíveis e intangíveis, a participação do usuário no serviço, a heterogeneidade das atividades e resultados, bem como a alta variabilidade tornam esse tema bastante desafiador. Diante disso, este trabalho, tem por objetivo, através de um estudo exploratório, identificar os critérios/itens que são considerados pelos usuários como relevantes para que o transporte público tenha qualidade. A metodologia utilizada foi consulta de acervos bibliográficos onde foram realizados estudos de caso com usuários transporte público. Os modelos desenvolvidos por diversos autores desempenham um papel relevante, e operam como referencial para que empresários e gestores que desejam obter a qualidade necessária e suficiente em serviços, possam tomar decisões a respeito de práticas a serem desenvolvidas e empregadas nas operações e atividades do transporte público. Os dados demonstraram que fatores como: estado das vias; características dos locais de parada; comunicação; lotação; tempo de viagem; custo da passagem; acessibilidade a portadores de necessidades especiais; segurança; pontualidade do serviço, e outros, são aspectos avaliados como essenciais pelos usuários. Conclui-se e sugere-se que os problemas do trânsito aumentam à medida em que usuários optam pelo transporte privado aumentando o número de veículos nas vias. Com isso, comprova-se a necessidade de investimento do transporte público, na estrutura urbana que necessita de formulações, da política pública e de planos que possam contribuir com o crescimento das cidades.

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Biografía del autor/a

José Alan Barbosa da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GO Mestrando em Engenharia de Produção e Sistemas Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção e Sistemas – MEPROS

Mestrando em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC GO (2018-2020), Graduação em Logística PELA Universidade Estácio de Sá UNESA (2012-2015), Bacharelando em Administração pela UNESA (2016-2020), Pós-Graduando MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás UEG (02/2017-08/2018), Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica em Logística pela UEG (02/2016-03/2017), Habilitação Técnica em Logística Empresarial pelo Centro de Educação Profissional de Anápolis CEPA (2010-2012). Atualmente é professor universitário na FacUnicamps, no Instituto Qualificar Consultoria Palestras e Treinamentos e no Instituto Tecnológico do Estado de Goiás - ITEGO.

Solange da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GO Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção e Sistemas – MEPROS Professora Dra. da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GO Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduada em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Católica de Goiás (1988), Especialista em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás (1995), Mestra em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade
Federal de Goiás (2000) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Atualmente é professora adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Escola de Ciências Exatas e de Computação e no Programa de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas da PUC-Goiás.

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Publicado

2018-04-26

Cómo citar

da Silva, J. A. B., & Silva, S. da. (2018). CRITÉRIOS DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TRANSPORTE PÚBLICO URBANO: UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA. Brazilian Journal of Production Engineering, 4(1), 83–98. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v4n1_6