O papel do docente na apropriação e oportunização da paisagem urbana como espaço fruitivo criador
The teacher's role in the appropriation and opportunity of the urban landscape as a creative fruitive space
Palavras-chave:
Políticas Públicas;, O papel do docente, Educação PatrimonialResumo
Este trabalho reflete as contribuições das políticas públicas, as manifestações do espaço urbano a partir do conceito de paisagem e Arte Urbana. Enaltece o papel docente para despertar o sentimento de pertença dos estudantes da educação básica a partir do contato com o espaço público que o circunda. Oportuniza aos estudantes vivenciarem o conteúdo educação patrimonial, por meio do trajeto afetivo registrado a partir de atividades interativas. O objeto desta ação educativa permitiu o diálogo ‘social’, ‘educacional’ e ‘cultural’, através da intervenção docente, que objetiva fortalecer o processo de fruição criativa no espaço escolar a partir da exploração e conhecimento da paisagem urbana e de seus monumentos. Esta ação educativa no Ensino Básico, permitiu a ‘alfabetização do olhar’, a construção de um trajeto afetivo e favoreceu a apropriação e a proliferação da Educação Patrimonial no Currículo Escolar, por meio de atividades interventivas na prática metodológica, e no papel docente no ensino da arte
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Referências
DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Felix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992., p. 217.
DELEUZE, Gilles; Aula sobre Spinoza, 1978. Acesso em 19/08/2022. Disponível em: https://www.webdeleuze.com/textes/194
POLLAK Michael, Memória e identidade Social, Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.5, n.10, 1992, p.200-212.
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