O papel do docente na apropriação e oportunização da paisagem urbana como espaço fruitivo criador

The teacher's role in the appropriation and opportunity of the urban landscape as a creative fruitive space

Autores

  • Eloiza Comério Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ciliani Celante Eloi Jeronymo PMV

Palavras-chave:

Políticas Públicas;, O papel do docente, Educação Patrimonial

Resumo

Este trabalho reflete as contribuições das políticas públicas, as manifestações do espaço urbano a partir do conceito de paisagem e Arte Urbana. Enaltece o papel docente para despertar o sentimento de pertença dos estudantes da educação básica a partir do contato com o espaço público que o circunda. Oportuniza aos estudantes vivenciarem o conteúdo educação patrimonial, por meio do trajeto afetivo registrado a partir de atividades interativas. O objeto desta ação educativa permitiu o diálogo ‘social’, ‘educacional’ e ‘cultural’, através da intervenção docente, que objetiva fortalecer o processo de fruição criativa no espaço escolar a partir da exploração e conhecimento da paisagem urbana e de seus monumentos. Esta ação educativa no Ensino Básico, permitiu a ‘alfabetização do olhar’, a construção de um trajeto afetivo e favoreceu a apropriação e a proliferação da Educação Patrimonial no Currículo Escolar, por meio de atividades interventivas na prática metodológica, e no papel docente no ensino da arte

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloiza Comério, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Pesquisadora de Iniciação Científica (2019/2020) com ênfase em Arte Pública no LEENA/UFES (Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes). Especialista em Psicopedagogia Clínico Institucional; Educação Especial; Gestão escolar; Alfabetização e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Graduada em Artes Visuais pela Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES(2010); Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Faculdade Castelo Branco-FUNCAB(1999); Coordenadora Pedagógica na EEEFM Geraldo Vargas Nogueira-Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo; Professora Mediadora Pós-Graduação Lato Sensu em Cidades Inteligentes- Universidade Federal do Espírito Santo- UFES- Superintendência de Educação a distância vinculada ao UNAC - 2023 - Sistema Universidades; Professora Mediadora da Formação Inicial de Diretores FORDIR- Rede Estadual do Espírito Santo- SEDU/CEFOPE; Professora Convidada e Palestrante no Ensino Superior. Experiência na área de Artes; Gestão Escolar; Alfabetização; Educação Básica: Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Ciliani Celante Eloi Jeronymo, PMV

Mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisadora do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes (LEENA/UFES) desde 2008. Desenvolve pesquisas nas áreas de Arte Pública, Patrimônio Cultural e Processos de Criação. Graduada em Artes Plásticas (2005) e Artes Visuais (2008), também pela Universidade Federal do Espírito. Atua como professora de artes da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Vitória desde 2008 e como agente voluntaria na gestão de projetos culturais da Orquestra Acadêmica do Instituto Federal do Espírito Santo desde 2019.

Referências

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Felix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992., p. 217.

DELEUZE, Gilles; Aula sobre Spinoza, 1978. Acesso em 19/08/2022. Disponível em: https://www.webdeleuze.com/textes/194

POLLAK Michael, Memória e identidade Social, Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.5, n.10, 1992, p.200-212.

Downloads

Publicado

09-08-2023

Como Citar

Comério, E., & Jeronymo, C. C. E. (2023). O papel do docente na apropriação e oportunização da paisagem urbana como espaço fruitivo criador: The teacher’s role in the appropriation and opportunity of the urban landscape as a creative fruitive space . Revista Do Colóquio, 12(21), 11–25. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40909

Edição

Seção

Artigos