O papel do docente na apropriação e oportunização da paisagem urbana como espaço fruitivo criador

The teacher's role in the appropriation and opportunity of the urban landscape as a creative fruitive space

Auteurs

  • Eloíza Comério Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ciliani Celante Eloi Jeronymo PMV

Mots-clés :

Políticas Públicas;, O papel do docente, Educação Patrimonial

Résumé

Este trabalho reflete as contribuições das políticas públicas, as manifestações do espaço urbano a partir do conceito de paisagem e Arte Urbana. Enaltece o papel docente para despertar o sentimento de pertença dos estudantes da educação básica a partir do contato com o espaço público que o circunda. Oportuniza aos estudantes vivenciarem o conteúdo educação patrimonial, por meio do trajeto afetivo registrado a partir de atividades interativas. O objeto desta ação educativa permitiu o diálogo ‘social’, ‘educacional’ e ‘cultural’, através da intervenção docente, que objetiva fortalecer o processo de fruição criativa no espaço escolar a partir da exploração e conhecimento da paisagem urbana e de seus monumentos. Esta ação educativa no Ensino Básico, permitiu a ‘alfabetização do olhar’, a construção de um trajeto afetivo e favoreceu a apropriação e a proliferação da Educação Patrimonial no Currículo Escolar, por meio de atividades interventivas na prática metodológica, e no papel docente no ensino da arte

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eloíza Comério, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Pesquisadora de Iniciação Científica (2019/2020) com ênfase em Arte Pública no LEENA/UFES (Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes). Especialista em Psicopedagogia Clínico Institucional; Educação Especial; Gestão escolar; Alfabetização e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Graduada em Artes Visuais pela Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES(2010); Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Faculdade Castelo Branco-FUNCAB(1999); Coordenadora Pedagógica na EEEFM Geraldo Vargas Nogueira-Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo; Professora Mediadora Pós-Graduação Lato Sensu em Cidades Inteligentes- Universidade Federal do Espírito Santo- UFES- Superintendência de Educação a distância vinculada ao UNAC - 2023 - Sistema Universidades; Professora Mediadora da Formação Inicial de Diretores FORDIR- Rede Estadual do Espírito Santo- SEDU/CEFOPE; Professora Convidada e Palestrante no Ensino Superior. Experiência na área de Artes; Gestão Escolar; Alfabetização; Educação Básica: Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Ciliani Celante Eloi Jeronymo, PMV

Mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisadora do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes (LEENA/UFES) desde 2008. Desenvolve pesquisas nas áreas de Arte Pública, Patrimônio Cultural e Processos de Criação. Graduada em Artes Plásticas (2005) e Artes Visuais (2008), também pela Universidade Federal do Espírito. Atua como professora de artes da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Vitória desde 2008 e como agente voluntaria na gestão de projetos culturais da Orquestra Acadêmica do Instituto Federal do Espírito Santo desde 2019.

Références

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Felix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992., p. 217.

DELEUZE, Gilles; Aula sobre Spinoza, 1978. Acesso em 19/08/2022. Disponível em: https://www.webdeleuze.com/textes/194

POLLAK Michael, Memória e identidade Social, Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.5, n.10, 1992, p.200-212.

Téléchargements

Publiée

09-08-2023

Comment citer

Comério, E., & Jeronymo, C. C. E. (2023). O papel do docente na apropriação e oportunização da paisagem urbana como espaço fruitivo criador: The teacher’s role in the appropriation and opportunity of the urban landscape as a creative fruitive space . Revista Do Colóquio, 12(21), 11–25. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40909

Numéro

Rubrique

Article