Watu conta um conto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46618

Palavras-chave:

fotoperformance, partilha do sensível, imaginário, paisagem onírica, rio Watu

Resumo

A partir do campo das interartes, o presente ensaio apresenta um trabalho de foto-performance denominado “Watu conta um conto”. Realizada sobre as margens do Rio Watu, popularizado como Rio Doce, em Colatina-ES, a proposta é elaborada entre o movimento da performer e a captura da fotógrafa. É de pretensão do presente trabalho explorar a imaginação do espectador, associando símbolos e imagens de forma sensível.

Downloads

Biografia do Autor

Sarah Rodrigues Damiani, UFES

Professora e artista. Mestranda em Artes no programa associado de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade de Vila Velha (UVV). Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa Criatividade, Educação e Arte, GEPCEAr. Associada da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação, Criabrasilis. Atualmente é Contadora de História, Pernalta e Professora de Teatro para Crianças.

Paula Barbosa, UFES

Professora, Artista e Fotografa; Mestranda em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo; Especialista em Artes na Educação pela Faculdade de Vitória (2020); Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2014-2020); Graduada em Fotografia pela Universidade de Vila Velha - UVV (2011-2013); Atualmente se dedica aos estudos do corpo no suporte fotográfico e a educação no campo não formal e participa do grupo de Pesquisa em Criatividade, Educação e Arte (GPCEAr). Com relação à produção em poéticas visuais apresentou trabalhos de fotografia em exposições locais e nacionais.

Stela Maris Sanmartin, PPGA-UFES

Pós-doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília, UnB. Coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Artes, Professora do Departamento de Artes Visuais, Coordenadora do Grupo de Extensão e Pesquisa em Criatividade, Educação e Arte, GEPCEAr na Universidade Federal do Espírito santo, UFES. Pesquisa sobre criatividade, processos de criação e metodologia do ensino de arte.

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: Ensaio sobre a imaginação da matéria. 3º. ed. São Paulo: Wmf martins fontes, 2018.

GARGIULO, Victor. Brincando sobre o abismo: O brincar enquanto poética para performance digital. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Escola de Teatro UFBA, [S. l.], 2019.

MACHADO, Regina. A arte da palavra e da escuta. 1. ed. São Paulo: Editora Reviravolta, 2015.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da Fotografia e da Imagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do Sensível: estética e política. 2º. ed. São Paulo: 34 Ltda, 2009.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Damiani, S. R., Barbosa, P., & Sanmartin, S. M. (2024). Watu conta um conto. Revista Do Colóquio, 14(24), 295–308. https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46618

Edição

Seção

Ensaios Visuais