A experiência perceptiva do espaço escolar pela prática artística

Autores

Palavras-chave:

paisagem, experiência perceptiva, arte educação, instalação

Resumo

A paisagem, para o geógrafo brasileiro Milton Santos, é tudo aquilo que a vista alcança, não apenas as formas, mas também as cores, odores e sons proporcionados pela experiência de habitar um lugar. Sendo ela “tudo que a vista alcança”, sua construção depende diretamente da percepção do observador, sendo possível eleger como elementos constituintes desta paisagem produções artísticas de diversas categorias. O presente relato de experiência faz parte de um estudo sobre a paisagem do cotidiano escolar e como as múltiplas propostas artísticas podem mudá-la e ressignificá-la. Ao levar este estudo para o ambiente educacional, pretende-se investigar quais as percepções da criança em relação à paisagem cotidiana, desenvolvendo senso crítico, e evidenciando sua atuação como protagonista neste meio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosely Kumm, LEENA-UFES

Rosely Kumm é uma arte educadora e pesquisadora capixaba, que sempre fez da arte seu universo particular. Em 2011 frequentou o ateliê livre do artista Joacir Soares, no estado de São Paulo. Em 2013 cursou Artes Plásticas, com especialização em pintura, desenho e escultura na Escola de Artes Oswaldo Verano no estado de Goiás, concluindo em 2017. Paralelo aos estudos na Escola de Artes, frequentou o ateliê livre do artista Álvaro Nunez, se especializando em ilustração científica. Atualmente está concluindo a graduação em Artes Visuais na Universidade Federal do Espírito Santo, cuja sua pesquisa de graduação explora os conceitos de Paisagem Urbana e como a Arte Patrimonial pode influenciar essa paisagem ou mesmo criar novas. Além disso, é membra ativa do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes - Leena - na Ufes.

Referências

MADERUELO, Javier. Aquello que Llamamos Paisaje. Revista Farol. n°9. Ufes: Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. 2015. pp.: 23–30. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/11359. Acesso em: 01 out. 2023.

___ El paisaje: génesis de un concepto. 2. ed. Madrid: Abada, 2006.

SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço habitado. Editora: hucitec - 2° ed. - São Paulo, 1991.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

Kumm, R. (2023). A experiência perceptiva do espaço escolar pela prática artística. Revista Do Colóquio, 13(22), 144–156. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/42749