A experiência perceptiva do espaço escolar pela prática artística
Palavras-chave:
paisagem, experiência perceptiva, arte educação, instalaçãoResumo
A paisagem, para o geógrafo brasileiro Milton Santos, é tudo aquilo que a vista alcança, não apenas as formas, mas também as cores, odores e sons proporcionados pela experiência de habitar um lugar. Sendo ela “tudo que a vista alcança”, sua construção depende diretamente da percepção do observador, sendo possível eleger como elementos constituintes desta paisagem produções artísticas de diversas categorias. O presente relato de experiência faz parte de um estudo sobre a paisagem do cotidiano escolar e como as múltiplas propostas artísticas podem mudá-la e ressignificá-la. Ao levar este estudo para o ambiente educacional, pretende-se investigar quais as percepções da criança em relação à paisagem cotidiana, desenvolvendo senso crítico, e evidenciando sua atuação como protagonista neste meio.
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Referências
MADERUELO, Javier. Aquello que Llamamos Paisaje. Revista Farol. n°9. Ufes: Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. 2015. pp.: 23–30. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/11359. Acesso em: 01 out. 2023.
___ El paisaje: génesis de un concepto. 2. ed. Madrid: Abada, 2006.
SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço habitado. Editora: hucitec - 2° ed. - São Paulo, 1991.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
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