Entre argila e mural

uma abordagem de gênero da artista Marian Rabello

Autores

Palavras-chave:

arte pública, arte mural, gênero, Marian Rabello

Resumo

O artigo trata as relações de gênero na arte pública de Vitória, Espírito Santo, dialogando com a produção da artista, pintora e muralista, Marian Rabello. Tratamos, de suas obras no ecossistema urbano capixaba e o processo criativo, permeado pela artesania produtiva, sem dispensar novas possibilidades inventivas. Suas obras conversam com a tradicional experiência da azulejaria, praticada em ateliês.  Nasceu em Vitória, 1931, autodidata, seu trabalho em painéis de azulejaria tornou-se relevante para estudos sobre Arte Púbica, em particular, suas obras entre 1965-1980, sua produção reflete um mosaico a céu aberto. Impossível dissociar a obra dessa artista da paisagem urbana ou da natureza, Marian é quase onipresente nos espaços públicos, isso, de alguma forma, interfere e ajuda a construir à identidade visual da paisagem Urbana do Estado, principalmente na década de 1970.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio do Rosário Moreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Bacharel em Música- piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo (2003). De 2006 a 2010 estudou no Vienna Konservatorium, em Viena, Áustria, na classe da professora Blazenka Arnic Lemez. Em 2011 cursou pós-graduação em Artes e Educação no CESAP em Vitória ES. Foi professor acompanhador na Faculdade de Música do Espírito Santo de 2011 a 2020. É mestrando do PPGA/UFES na turma de 2021

Fabíola Fraga Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestranda do Programa de pós graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, pesquisadora em Artes (LEENA/UFES), Professora da Educação Básica do Município de Vitória do Espírito Santo, bolsista pela FAPES.

Giuliano de Miranda, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Leonardo Da Vinci (Uniasselvi), Graduado em História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni). Pós Graduado em EJA pela Faculdade Brasileira Cristã (Fabra).

Aparecido José Cirillo, Universidade Federal do Espírito Santo

Artista e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui pós-doutorado em Artes (Universidade de Lisboa), doutorado em Semiótica (PUC–SP) e mestrado em Educação (UFES). Coordena o Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes (LEENA/UFES). Realiza projetos e pesquisas com financiamento da CAPES, CNPQ e FAPES.

Referências

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 263p.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CELANTE, Ciliani; BELO, Marcela; CIRILLO, José Marian Rabello e os Azulejos Murais Experiências em Arte Pública. Vitória: Proex UFES, 2014. 80p.

CIRILLO, Aparecido José; GRANDO, Ângela. Arqueologias da Criação: estudos sobre o processo de criação. Belo Horizonte, C / Arte, 2009.

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017.

NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes Mulheres Artistas? São Paulo: Edições Aurora, 2016.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. Annablume, 1998.

Downloads

Publicado

09-08-2023

Como Citar

Moreira, F. do R., Nunes, F. F., Miranda, G. . de, & Cirillo, A. J. (2023). Entre argila e mural: uma abordagem de gênero da artista Marian Rabello. Revista Do Colóquio, 12(21), 86–99. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40970

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)