Os EmPanados

a poética da criação de personagens em tecido

Autores

Palavras-chave:

bonecos, costura, tecido, toy art

Resumo

O tecido figura como um dos materiais com maior presença em nosso cotidiano, afinal sem ele estaríamos com o nosso corpo descoberto e ao dormir utilizamos tecidos para nos cobrir do frio. Relegado ao status de material para produção de "arte menor", os tecidos foram esquecidos, sendo pouquíssimas vezes utilizados como material para a produção no campo das poéticas visuais. Material muito versátil, o tecido nos possibilita criar formas muito amplas, na arte contemporânea as possibilidades deste material passaram a ser largamente exploradas. Neste trabalho, a partir de referenciais como Clau Paranhos com suas "Bonecas feias" e Celi Ortiz com sua produção de gatos em esponja, busco explorar as possibilidades do tecido reciclado para a criação de personagens, que dialogam com o universo da infância e doa brinquedos, a partir da série EmPanados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Ortiz Goulart, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mestre em Artes Visuais (2023), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel em Arqueologia (2021), Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduando em Artes Visuais, FURG. Idealizador, fundador e editor da Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek (FURG). Idealizador, fundador e editor (2020-2021) da Arche: Revista Discente de Arqueologia (FURG). Pesquisador associado do Liber Studium - Laboratório de Arqueologia do Capitalismo, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI/FURG). Foi professor no ICHI/FURG onde lecionou para os cursos de Arqueologia e Artes Visuais (2022-2023). Tem atuado nas seguintes áreas: Arqueologia Histórica da Infância, Estudos Culturais e de Gênero, História da Arte, Histórias em Quadrinhos de Superaventura, Poéticas Tridimensionais.

José Endrew Vieira Maio, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Estudante do curso de graduação em Licenciatura em Artes Visuais, Instituto de Letras e Artes (ILA), Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no período de 04/2015 à 07/2016 e no ano de 2018. Coordenador e professor do Clube de Ciências e Artes Marie Curie (CCAMC/FURG), lecionando Metodologia e Filosofia das Ciências, Oficinas de Pintura Digital e Jogos Digitais. Tem experiência na área de Ensino, Artes Visuais, Jogos Digitais, Pintura.

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.

ORTIZ, Celi. Comunicação pessoal. Rio Grande, RS. Conversa realizada em 18 out. 2021.

PARANHOS, Cláudia da Silva. Bonecas feias: brincando com padrões do corpo na arte e na contemporaneidade. In: Actas del I Seminario Internacional de Investigación en Arte y Cultura Visual. Montevideo: Udelar, 2017. p.572-579.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

Goulart, F. O., & Maio, J. E. V. (2023). Os EmPanados: a poética da criação de personagens em tecido. Revista Do Colóquio, 13(22), 131–143. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/43041