Dois momentos do espectador na obra de Antonio Manuel

Autores

Palavras-chave:

Antonio Manuel, espectador, arte contemporânea brasileira

Resumo

Este texto pensa a posição do espectador através de duas obras de Antonio Manuel, “Urnas-quentes” (1969) e “O Corpo é A Obra” (1970). No entendimento de que são dois casos antagônicos, demonstra-se a participação ativa do público, no primeiro caso, e passiva, no segundo. Tal raciocínio é conduzido pelo contexto de abertura conceitual e inserção do espectador, próprios da arte produzida no Brasil dos anos 1960, para a qual os escritos e declarações de artistas, como Hélio Oiticica e o próprio Antonio Manuel, e de críticos próximos, como Frederico Morais, nos dão acesso. As duas obras, aqui privilegiadas, são equacionadas com uso do público como ponto de apoio e exemplificam a problemática da recepção crítica das obras de arte.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Hipólito, FAEV/LabArtes-UFES

    Mestre em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGA-UFES) e Bacharel em Artes Plásticas pela mesma instituição; Professor do Departamento de Teoria da Arte e Música (DTAM-UFES, 2015-2020) e dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Europeia de Vitória (FAEV, 2015- ); Desenvolve pesquisas sobre Historiografia da Arte e História da Arte na América Latina, sobre o uso e os sentidos da imagem e das estratégias de apropriação nas produções mais recentes de Arte e novas mídias; É apresentador do podcast Não Pod Tocar, debatedor do MIDcast Política, integrante do Laboratório de Pesquisa em Teorias da Arte e Processos (LabArtes-UFES), editor da Revista do Colóquio (periodicos.ufes.br/colartes), redator do site Nota Manuscrita (notamanuscrita.com); Artista e crítico atuante pelos grupos Coletivo Monográfico e Nota Manuscrita, com os quais tem produzido textos, vídeos, ações performáticas e instalações desde 2009. Recebeu os prêmios Bolsa Ateliê, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, com o projeto de instalações "Ínfimos Corriqueiros - Pormenores Possessivos" (2012-2013) e Núcleo de Criação Rede Cultura Jovem (2010-2011). Atuou como mediador no Espaço Cultural do Palácio Anchieta (2009-2013), foi responsável pela reserva técnica/acervo do Museu de Arte do Estado do Espírito Santo (MAES, 2008-2009) e professor pela Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (2006-2008).

Referências

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

Dois momentos do espectador na obra de Antonio Manuel. (2021). Revista Do Colóquio, 11(20.1), 63-76. https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/46868

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