A (s) Poética do professor-artista e a Educação
Palavras-chave:
processo criativo, poética, professor-artista, educaçãoResumo
O artigo reflete o trabalho docente na Educação Básica de professores-artista, escola e produção artística utilizando o pensamento de Luigi Pareyson, ensaiando relações entre educação estética e formatividade no plano de trabalho e formação de professores e aproximações entre a docência e a poética.
Downloads
Referências
FERREIRA, Sueli. O Ensino das artes: construindo caminhos. 3ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2009.
PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
___. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 7, n. 1, p. 26-43, 2015.
VYGOTSKY, L. S.. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diego Ribeiro Gomes, Stela Maris Sanmartin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.