A (s) Poética do professor-artista e a Educação

Autores

Palavras-chave:

processo criativo, poética, professor-artista, educação

Resumo

O artigo reflete o trabalho docente na Educação Básica de professores-artista, escola e produção artística utilizando o pensamento de Luigi Pareyson, ensaiando relações entre educação estética e formatividade no plano de trabalho e formação de professores e aproximações entre a docência e a poética.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Ribeiro Gomes, PPGA=UFES

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Artes Visuais (2016). Atualmente é professor b - Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.

Stela Maris Sanmartin, Universidade Federal do Espírito Santo

Stela Maris Sanmartin é graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas na FAAP (1989), Master em Criatividade Aplicada Total pela Universidade de Santiago de Compostela (1999), Mestre em Artes pela Unicamp (2004) e Doutora em Educação pela USP (2013). Docente do Programa de Pós-Graduação em Artes PPGA/UFES. Coordena o Grupo de Pesquisa em Criatividade, Educação e Arte GPCEAr /UFES.

Referências

FERREIRA, Sueli. O Ensino das artes: construindo caminhos. 3ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2009.

PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

___. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 7, n. 1, p. 26-43, 2015.

VYGOTSKY, L. S.. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

09-08-2023

Como Citar

Gomes, D. R., & Sanmartin, S. M. (2023). A (s) Poética do professor-artista e a Educação . Revista Do Colóquio, 12(21), 41–55. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40958

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)