A (s) Poética do professor-artista e a Educação
Mots-clés :
processo criativo, poética, professor-artista, educaçãoRésumé
O artigo reflete o trabalho docente na Educação Básica de professores-artista, escola e produção artística utilizando o pensamento de Luigi Pareyson, ensaiando relações entre educação estética e formatividade no plano de trabalho e formação de professores e aproximações entre a docência e a poética.
Téléchargements
Références
FERREIRA, Sueli. O Ensino das artes: construindo caminhos. 3ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2009.
PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
___. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 7, n. 1, p. 26-43, 2015.
VYGOTSKY, L. S.. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diego Ribeiro Gomes, Stela Maris Sanmartin 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs des œuvres soumises à Revista do Colóquio autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.