Entre paisagens, a construção da poética
DOI:
https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44471Palavras-chave:
paisagem, poética, topofilia, UmweltResumo
Neste ensaio, apresentamos alguns aspectos da paisagem observados pelo artista visual, Hugo Bernardino Rodrigues, durante seus deslocamentos realizados entre o mar e as montanhas capixabas, com o intuito de gerar arcabouço visual/físico/memorial, e por conseguinte, propiciar-se diversos estudos para o seu desenvolvimento técnico e poético. Considera-se que a apreensão dessas paisagens influencia seu imaginário, assim como seu respectivo processo criativo.
Downloads
Referências
ORTEGA y GASSET, José. Meditações do Quixote, Tradução Ronald Robson – Campinas, SP: Vide Editorial, 2019.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atividades e valores do meio ambiente; Tradução: Livia de Oliveira – Londrina: Eduel, 2012.
UEXKÜLL, Thure. - A teoria da Umwelt de Jakob von Uexkull, Galáxia, Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. ISSN 1982-2553, nº7, 19-48, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jovani Dala Bernardina, Hugo Bernardino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.