Medi(a)ção
DOI:
https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44376Palavras-chave:
Mediação, Marcelo Gandini, mediador-obra-visitante.Resumo
Este relato teve como premissa entender como a percepção do mediador de arte pode influenciar o entendimento do observador e de como, a partir dessa interação com o visitante, auxilia, em tese, ser uma via de mão dupla; uma vez que o mediador também pode ser influenciado pela forma com que o público recebe e interpreta as obras apresentadas. Para tanto, foi escolhido, inicialmente, trabalhar com o solilóquio. No solilóquio, o mediador externa o seu entendimento sobre os artistas, criando questões e as respondendo imediatamente. Na sequência, foi necessário descrever como esse quiproquó funciona na prática, trazendo os questionamentos do mediador para o público, para, enfim, finalizarmos com as consequências geradas por esse diálogo.
Downloads
Referências
ECO, Umberto (1991) – Obra aberta, forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas, Tradução Giovanni Cutolo. 8 ed. – São Paulo: Editora Perspectiva
GULLAR, Ferreira. Teoria do não-objeto. In: AMARAL, Aracy A. (coord.). Projeto Construtivo Brasileiro na Arte: 1950 - 1962. São Paulo; Rio de Janeiro: Pinacoteca do Estado de São Paulo; MAM-RJ, 1977. p.85-94.
KANT, Immanuel. (2003) - Crítica da Faculdade do Juízo, Tradução, Valerio Rohden e António Marques. 2 ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária.
PEIRCE, Charles Sanders. (2005) - Semiótica, Tradução José Teixeira Coelho Neto. 3 ed.- São Paulo: Editora Perspectiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iasmim Dala Bernardina Rodrigues, João Victor Silva Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.