Mediação museológica e os desafios da inclusão

um estudo sobre o Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos

Autores

Palavras-chave:

arte-educação, mediação, museu, inclusão

Resumo

A presente pesquisa visa analisar a efetivação de ações educativas em espaços museológicos que sugerem a promoção de uma interação e um diálogo entre o público visitante e as obras de arte. Tendo como ponto de partida a relação triangular entre público-mediador-obra de arte, entendeu-se a importância dessa interação e dos meios pelos quais ela se legitima. A partir de uma análise específica do acervo do Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos, localizado no município de Goiana – PE, da vivência com mediação nesse espaço, e levando em consideração o público que ele atinge, propõe-se uma atividade educativa e inclusiva para públicos específicos. Considerando, sobretudo, uma ação que possa abranger sujeitos dos mais variados âmbitos sociais, no que se refere ao cunho socioeconômico, tanto quanto a diversidade etária.

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Biografia do Autor

Eva Caroline de Sena Castro, IFPB

Mestra em Artes Visuais pelo Programa Associado de Pós-Graduação da UFPB e UFPE. Especialista em História do Brasil e Licenciada em História pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana. Tecnóloga em Design de Interiores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. É integrante da Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus).Interesse nos seguintes temas: História, ênfase em História do Brasil, História local, museologia.Atuação principalmente nos seguintes temas: museus de arte sacra, museologia, patrimônio histórico e cultural, memória e narrativa.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Castro, E. C. de S. (2023). Mediação museológica e os desafios da inclusão: um estudo sobre o Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos. Revista Do Colóquio, 13(22), 47–60. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/43101