O espaço público na poética de Edgardo Antonio Vigo
os señalamientos
Palavras-chave:
espaço público, Edgardo Antonio Vigo, arte, política, señalamientosResumo
Dentro de uma poética mais ampla, Vigo desenvolveu uma série de ações que chamou de señalamientos. Este artigo abordará o significado destas ações realizadas no espaço público, entre os anos de 1968 e 1973. Se Vigo propôs uma nova configuração da arte através da participação do público e da presença instável do autor, bem como do abandono das práticas canônicas de circulação de obras de arte em museus, prêmios e galerias, os señalamientos foram uma forma amalgamada mais ou menos estável desse programa. A presença desses elementos fica evidente quando se analisam as características de cada um, sua relação com o ambiente em que foram feitos e as repercussões que obtiveram. Da mesma forma, Vigo teorizou sobre eles, definiu-os e colocou-os no quadro da sua poética, ao mesmo tempo em que ensaiava respostas aos acontecimentos políticos do momento.
Referências
BADIOU, Alain. El siglo. Buenos Aires, Manantial, 2009.
BUGNONE, Ana. Poesía descentrada en los ‘60: el Grupo de los Elefantes. Boletín de arte; n° 13, 2012. La Plata, 2012.
CENTRO de Arte Experimental Vigo. “Un tal Vigo”. Revista ramona, 2007.
CLAY, Jean. La peinture est finie. Robho, n. 1, París, jun. 1967.
DAVIS, Fernando. Otro encuentro con Edgardo Antonio Vigo. Revista ramona, 2007.
DAVIS, Fernando. Prácticas “revulsivas”. Edgardo Antonio Vigo en los márgenes del conceptualismo. In: FREIRE, Cristina; LONGONI, Longoni (org.). Conceitualismos do Sul/ Conceptualismos del Sur. São Paulo: Annablume, 2009.
GIUNTA, Andrea. Vanguardia, internacionalismo y política. Arte argentino en los años sesenta. Buenos Aires: Paidós, 2001.
GUERRINI, Florencia Suárez. A la deriva del arte moderno. Una lectura sobre la irrupción del MAN y sus repercusiones. Boletín de arte. La Plata, 2010.
GUILLAMÓN, Isaac Marrero. La producción del espacio público. (con)textos, Revista D’Antropología i Investigació social. N. 1, Barcelona, mai. 2008.
GRADOWCZYK, Mario. Edgardo Antonio Vigo: Maquinaciones (1953 - 1962). Maquinaciones. Edgardo Antonio Vigo: trabajos 1953 – 1962, cat. exp., Centro Cultural de España en Buenos Aires, Museo Prov. de Bellas Artes, Córdoba; Museo Castagnino + macro, Rosario; Museo Prov. de Bellas Artes, La Plata, 2008.
LEFEBVRE, Henri. The production of space. Oxford, Blackwell, 1991.
LONGONI, Ana. Oscar Masotta: vanguardia y revolución en los años sesenta. Séptimas jornadas de artes y medios digitales. Centro Cultural, España, Córdoba, 2005.
O´DONNELL, Guillermo. El Estado Burocrático Autoritario. Buenos Aires, Editorial de Belgrano, 1982.
OSLENDER, Ulrich. Espacio, lugar y movimientos sociales: hacia una “espacialidad de resistencia”. Scripta Nova. Revista electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, v. VI, n. 115, Barcelona, jun. 2002.
SANTOS, Milton. La naturaleza del espacio. Barcelona, Ariel Geografía, 2000.
RANCIÈRE, Jacques. Estética y política: las paradojas del arte político. In: ALTUNA, José Larrañaga; POLANCO, Aurora Fernández. Las imágenes del arte, todavía. Cuenca: Diputación Provincial de Cuenca, 2007.
RANCIÈRE, Jacques. El espectador emancipado. Buenos Aires, Manantial, 2010.
ROMERO, Antonio Vázquez. Los aportes de Henri Lefebvre a la Geografía urbana. Un corpus Teórico para entender las nuevas espacialidades. 12° Encuentro de Geógrafos de América Latina. Montevideo, 2009.
VIGO, Edgardo. La revolución en el arte. Diario El Día, 15 dez. 1968.
VIGO, Edgardo. No-arte-Si. Revista Ritmo. N. 5, 25 ago. 1969.
VIGO, Edgardo. Tenth happening also called From the lemon tree. Ghost Dance, n. 18, Michigan, jul. 1972., pp. 2-3.
VIGO, Edgardo. La calle: escenario del arte actual. Hexágono ’71, be., La Plata, 1972.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Liza Bugnone

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.