EDUCAÇÃO DO OLHAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO SÉCULO XXI

Autores

  • Sandra Regina do Amaral UFES

Resumo

ao supervalorizar o conhecimento científico em prol da desvalorização do empírico, aelite garantiu através da educação sua hegemonia, o que resultou na redução da arte a algosupérfluo e na aceitação espontânea e passiva da situação. Mas ao contrário do que foiproposto pelo racionalismo, o consciente racional nunca se desliga das atividades criadoras e,criar é uma necessidade humana. O homem em seu trabalho criativo articula tudo o que sabe eao utilizar seu saber, ele torna-se apto a refletir e fazer novas opções. Repensar a educação doolhar (estética ou artística) é uma maneira de restabelecer na sala de aula, mas, sobretudo navida, novas experiências e ideias, tornando as pessoas aptas a compreender as obras de arte,mas sobretudo de utilizar as diferentes linguagens, dentre elas a arte como canal decomunicação com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-06-2012

Como Citar

Amaral, S. R. do. (2012). EDUCAÇÃO DO OLHAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO SÉCULO XXI. Revista Do Colóquio, 1(2), 242=243. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7759