EDUCAÇÃO DO OLHAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO SÉCULO XXI
Resumo
ao supervalorizar o conhecimento científico em prol da desvalorização do empírico, aelite garantiu através da educação sua hegemonia, o que resultou na redução da arte a algosupérfluo e na aceitação espontânea e passiva da situação. Mas ao contrário do que foiproposto pelo racionalismo, o consciente racional nunca se desliga das atividades criadoras e,criar é uma necessidade humana. O homem em seu trabalho criativo articula tudo o que sabe eao utilizar seu saber, ele torna-se apto a refletir e fazer novas opções. Repensar a educação doolhar (estética ou artística) é uma maneira de restabelecer na sala de aula, mas, sobretudo navida, novas experiências e ideias, tornando as pessoas aptas a compreender as obras de arte,mas sobretudo de utilizar as diferentes linguagens, dentre elas a arte como canal decomunicação com o mundo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-06-2012
Como Citar
Amaral, S. R. do. (2012). EDUCAÇÃO DO OLHAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO SÉCULO XXI. Revista Do Colóquio, 2(2), 242=243. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7759
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.