Modernidade, percepção e o mundo de Franz Kafka

Autores

  • Cyntia Leandro da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Na virada do século XX, algumas cidades transformaram-se em tumultuadas metrópoles, que contavam com uma movimentação intensa de multidões, tráfego turbulento e chaminés de fábricas fumacentas, prenunciando a especialização do trabalho e a produção em massa de mercadorias que encheram as vitrines, e demandaram uma enxurrada de imagens na forma de anúncios e painéis, impondo ao homem novas formas de experimentação e percepção, que ocasionaram uma verdadeira transformação em seu sistema sensório.  A experiência pessoal e profissional de Franz Kafka fez com que ele testemunhasse com assombro este novo panorama e transpusesse para sua obra, ficcional e não ficcional,  a transformação radical na estrutura da experiência subjetiva do homem que vivia neste ambiente  descontínuo e hostil, o que o torna um grande crítico de seu tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cyntia Leandro da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ciência da Literatura - área: Literatura Comparada

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura - (Obras escolhidas; v. 1). 7ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

KAFKA, Franz. Diários. Tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo: Ed. Livraria Exposição do Livro, [19--].

___________. Essencial Franz Kafka. Seleção, introdução e tradução de Modesto Carone. São Paulo: Penguin Classics - Companhia das letras, 2011.

___________. O desaparecido ou Amérika. Tradução, notas e posfácio de Susana Kampff Lages. São Paulo: Editora 34, 2012 (3ª Edição).

___________. Os Contos - 1° volume – textos publicados em vida do autor. Tradução do alemão de Álvaro Gonçalves, José Maria Vieira e Manuel Resende. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

KRACAUER, O ornamento da massa: ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

LÖWY, Michael. Franz Kafka, sonhador insubmisso. Tradução Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2005.

SANTOS, Thiago Benites dos. Tecnologia e Franz Kafka: experiências profissionais e sua relevância na ficção. Revista de Letras: São Paulo, v.50, n.2, p.307-325, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/letras/article/view/4700> Acessado em 27/04/2014.

SIMMEL, Georg. “A metrópole e a vida mental”, in: O fenômeno urbano. Organização e introdução de Otávio Guilherme Velho. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

SINGER, Ben. “Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular”, in: O cinema e a invenção da vida moderna. Organização de Leo Charney & Vanessa Schwartz. São Paulo: Cosac – Naify, 2004.

ZISCHLER, Hanns. Kafka vai ao cinema. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

Downloads

Publicado

22-12-2014

Como Citar

da Cruz, C. L. (2014). Modernidade, percepção e o mundo de Franz Kafka. Revista Do Colóquio, 4(7), 112–131. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/8472

Edição

Seção

Artigos