Modernidade, percepção e o mundo de Franz Kafka

Auteurs

  • Cyntia Leandro da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro

Résumé

Na virada do século XX, algumas cidades transformaram-se em tumultuadas metrópoles, que contavam com uma movimentação intensa de multidões, tráfego turbulento e chaminés de fábricas fumacentas, prenunciando a especialização do trabalho e a produção em massa de mercadorias que encheram as vitrines, e demandaram uma enxurrada de imagens na forma de anúncios e painéis, impondo ao homem novas formas de experimentação e percepção, que ocasionaram uma verdadeira transformação em seu sistema sensório.  A experiência pessoal e profissional de Franz Kafka fez com que ele testemunhasse com assombro este novo panorama e transpusesse para sua obra, ficcional e não ficcional,  a transformação radical na estrutura da experiência subjetiva do homem que vivia neste ambiente  descontínuo e hostil, o que o torna um grande crítico de seu tempo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cyntia Leandro da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ciência da Literatura - área: Literatura Comparada

Références

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura - (Obras escolhidas; v. 1). 7ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

KAFKA, Franz. Diários. Tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo: Ed. Livraria Exposição do Livro, [19--].

___________. Essencial Franz Kafka. Seleção, introdução e tradução de Modesto Carone. São Paulo: Penguin Classics - Companhia das letras, 2011.

___________. O desaparecido ou Amérika. Tradução, notas e posfácio de Susana Kampff Lages. São Paulo: Editora 34, 2012 (3ª Edição).

___________. Os Contos - 1° volume – textos publicados em vida do autor. Tradução do alemão de Álvaro Gonçalves, José Maria Vieira e Manuel Resende. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

KRACAUER, O ornamento da massa: ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

LÖWY, Michael. Franz Kafka, sonhador insubmisso. Tradução Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2005.

SANTOS, Thiago Benites dos. Tecnologia e Franz Kafka: experiências profissionais e sua relevância na ficção. Revista de Letras: São Paulo, v.50, n.2, p.307-325, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/letras/article/view/4700> Acessado em 27/04/2014.

SIMMEL, Georg. “A metrópole e a vida mental”, in: O fenômeno urbano. Organização e introdução de Otávio Guilherme Velho. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

SINGER, Ben. “Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular”, in: O cinema e a invenção da vida moderna. Organização de Leo Charney & Vanessa Schwartz. São Paulo: Cosac – Naify, 2004.

ZISCHLER, Hanns. Kafka vai ao cinema. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

Téléchargements

Publiée

22-12-2014

Comment citer

da Cruz, C. L. (2014). Modernidade, percepção e o mundo de Franz Kafka. Revista Do Colóquio, 4(7), 112–131. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/8472