Práticas do Graffiti na Educação Básica: Influências das TIC nas Artes visuais
Abstract
A associação do ensino da arte do Graffiti, o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e dispositivos móveis, no contexto escolar, evidenciam diversas possibilidades de potencialização da construção de saberes diversos sobre o Movimento Hip Hop e Arte Urbana. O Graffiti dialoga com um público num contexto social que aproxima a arte do cotidiano dos jovens e suas vivências. Nesse sentido, a fim de explorar as potencialidades das atividades que envolvem a arte digital e a arte tradicional do Graffiti, como forma de promover o entendimento das dinâmicas sociais do contexto urbano e da diversidade, o presente texto tem por objetivo relatar as experiências realizadas com alunos da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Salvador/BA.
Downloads
References
BARBOSA, A. M. Arte e Educação: Leitura no Subsolo. São Paulo: Cortez, 1999.
CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003.
CANEVACCI, M. Sincretismos: Uma exploração das hibridações culturais. São Paulo: Nobel, 1996.
CASTLEMAN, C. Getting Up: subway graffiti in New York. London: The MIT Press, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.
______. Política e Educação. Coleção: Questões da nossa época. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005
GITAHY, Celso. O que é graffiti. São Paulo: Brasiliense, 1999.
HETKOWSKI, Tânia Maria. Políticas Públicas: Tecnologias da Informação e Comunicação e Novas Práticas Pedagógicas. Tese de Doutorado. FACED/UFBA: 2004.
HETKOWSKI, Tânia Maria; NASCIMENTO, Antônio. Dias do. (Orgs) Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009.
LEAL, S. J. M. Acorda hip-hop! Despertando um movimento em transformação. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.
MACA, Nelson. Em torno do Hip Hop. Entrevista sobre o Movimento Hip Hop. In: Revista eletrônica Overmundo -26/02/2016. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/em-torno-do-hip-hop-uma-entrevista-com-o-professornelson-maca#-banco-415.
MORENO, Rosangela Carrilo. As mutações da experiência militante: um estudo a partir do movimento hip-hop de Campinas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.