Práticas do Graffiti na Educação Básica: Influências das TIC nas Artes visuais
Resumen
A associação do ensino da arte do Graffiti, o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e dispositivos móveis, no contexto escolar, evidenciam diversas possibilidades de potencialização da construção de saberes diversos sobre o Movimento Hip Hop e Arte Urbana. O Graffiti dialoga com um público num contexto social que aproxima a arte do cotidiano dos jovens e suas vivências. Nesse sentido, a fim de explorar as potencialidades das atividades que envolvem a arte digital e a arte tradicional do Graffiti, como forma de promover o entendimento das dinâmicas sociais do contexto urbano e da diversidade, o presente texto tem por objetivo relatar as experiências realizadas com alunos da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Salvador/BA.
Descargas
Citas
BARBOSA, A. M. Arte e Educação: Leitura no Subsolo. São Paulo: Cortez, 1999.
CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003.
CANEVACCI, M. Sincretismos: Uma exploração das hibridações culturais. São Paulo: Nobel, 1996.
CASTLEMAN, C. Getting Up: subway graffiti in New York. London: The MIT Press, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.
______. Política e Educação. Coleção: Questões da nossa época. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005
GITAHY, Celso. O que é graffiti. São Paulo: Brasiliense, 1999.
HETKOWSKI, Tânia Maria. Políticas Públicas: Tecnologias da Informação e Comunicação e Novas Práticas Pedagógicas. Tese de Doutorado. FACED/UFBA: 2004.
HETKOWSKI, Tânia Maria; NASCIMENTO, Antônio. Dias do. (Orgs) Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009.
LEAL, S. J. M. Acorda hip-hop! Despertando um movimento em transformação. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.
MACA, Nelson. Em torno do Hip Hop. Entrevista sobre o Movimento Hip Hop. In: Revista eletrônica Overmundo -26/02/2016. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/em-torno-do-hip-hop-uma-entrevista-com-o-professornelson-maca#-banco-415.
MORENO, Rosangela Carrilo. As mutações da experiência militante: um estudo a partir do movimento hip-hop de Campinas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores de los trabajos enviados a la Revista do Colóquio autorizan su publicación en medios físicos y electrónicos, únicamente con fines académicos, y podrán ser reproducidos siempre que se cite la fuente. Dan fe de su originalidad, autoría y originalidad.