Ultrapassando as fronteiras da arte e comunicação: processos de pós-produção de Bourriaud na arte computacional de Andy Warhol, na web arte de Olia Lianina e na arte de redes sociais de Anne Horel
Abstract
Os meios de comunicação de massa foram responsáveis por criar um imenso repertório de imagens impossível de ser assimilado por completo. A abundância de conteúdo produzido é utilizada por artistas - entre eles Andy Warhol, Olia Lialina e Anne Horel – de um ramo da arte contemporânea que se dedicam a reprogramar esse material de acordo com suas subjetividades, tarefa que se encaixa nos princípios da teoria de pós-produção, de Nicolas Bourriaud. Desde a década de oitenta obras têm sido criadas com o computador e, depois - com o auxílio da internet e das redes sociais -, compartilhadas para que novos artistas-consumidores proponham novas narrativas e interpretações desse ininterrupto fluxo de produção híbrida entre arte e comunicação.Downloads
Download data is not yet available.
References
ARANTES, Priscila. @rte e mídia: perspectiva da estética digital. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2005.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LIESER, Wolf. Arte digital: novos caminhos na arte. h.f.ullman, Tandem Verlag GmbH, 2010.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008.
NUNES, Fábio Oliveira. Ctrl + art + del: distúrbios em arte e tecnologia. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LIESER, Wolf. Arte digital: novos caminhos na arte. h.f.ullman, Tandem Verlag GmbH, 2010.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008.
NUNES, Fábio Oliveira. Ctrl + art + del: distúrbios em arte e tecnologia. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
Downloads
Published
28-12-2016
How to Cite
Leonardo, G. B. (2016). Ultrapassando as fronteiras da arte e comunicação: processos de pós-produção de Bourriaud na arte computacional de Andy Warhol, na web arte de Olia Lianina e na arte de redes sociais de Anne Horel. Revista Do Colóquio, 6(11), 45–57. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/14662
Issue
Section
Articles
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.