Ser (Tão), Processo de Montagem

Authors

  • Maicom Souza e Silva Universidade Federal do Espírito Santo

Abstract

 

O presente relato de experiência registra os dispositivos usados para a elaboração da performance Ser (Tão), o processo de pesquisa de um trabalho com linguagem híbrida e mote na dança. Descreve a montagem de uma performance que encontra na fusão entre dança, teatro e música não apenas um espetáculo, mas uma porção de comportamento restaurado que evidencia um lugar social dos nordestinos. Com este projeto circulei por 14 cidades dos Espírito Santo e pude acompanhar a recepção deste trabalho por públicos de diferentes regiões, e assim refletir se os dispositivos do processo de montagem foram identificado na obra pelo espectador, além de acompanhar o amadurecimento da performance.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maicom Souza e Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Marketing pela Universidade Vila Velha (2012), Graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Vila Velha (2013) e Graduado em Gestão de Vendas pela Universidade Vila Velha (2010). Atualmente é Produtor e Bailarino do Coletivo Emaranhado, Instrutor de Dança da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música FAFI e do Museu Capixaba do Negro Verônica Paes. Bailarino e Produtor da Reverence Cia de Dança e Produtor Cultural Independente. Tem experiência na Área de Dança e Marketing Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: Dança Popular Capixaba, Dança Afro-brasileira, Arte e Cultura, Música e Arte Negra.

References

DUSSEL, Enrique. Filosofia da Libertação na América Latina. Trad. João Luiz Gaio. São Paulo: Co-Edição Edição Loyola, 1977.
HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. Estética e performance: Dispositivos das Artes e das Práticas performativas. 02. ed. Vitória/ES: Editora Cousa, 2017.
HUAPAYA, Cesar. Montagem e Imagem com o Paradigma. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 6, n.1, p. 110-123, jan./abr. 2016. Disponível em: <http: //www.seer.ufrgs.br/presenca>
LIGIÈRO, Zeca. Corpo a Corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro/RJ: Garamond, 2011.
SARTRE, J.-P. O ser e o nada. Ensaio de uma ontologia fenomenológica. Trad. Paulo Perdigão. 24 ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2017.
SCHECHNER, Richard. Performance e antropologia de Richard Schechner. Seleção de ensaios organizados por Zeca Ligièro. Rio de Janeiro/RJ: Muad X, 2012.

Published

30-12-2018

How to Cite

Silva, M. S. e. (2018). Ser (Tão), Processo de Montagem. Revista Do Colóquio, 8(15), 71–81. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/19506

Most read articles by the same author(s)