Ser (Tão), Processo de Montagem
Abstract
O presente relato de experiência registra os dispositivos usados para a elaboração da performance Ser (Tão), o processo de pesquisa de um trabalho com linguagem híbrida e mote na dança. Descreve a montagem de uma performance que encontra na fusão entre dança, teatro e música não apenas um espetáculo, mas uma porção de comportamento restaurado que evidencia um lugar social dos nordestinos. Com este projeto circulei por 14 cidades dos Espírito Santo e pude acompanhar a recepção deste trabalho por públicos de diferentes regiões, e assim refletir se os dispositivos do processo de montagem foram identificado na obra pelo espectador, além de acompanhar o amadurecimento da performance.
Downloads
References
HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. Estética e performance: Dispositivos das Artes e das Práticas performativas. 02. ed. Vitória/ES: Editora Cousa, 2017.
HUAPAYA, Cesar. Montagem e Imagem com o Paradigma. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 6, n.1, p. 110-123, jan./abr. 2016. Disponível em: <http: //www.seer.ufrgs.br/presenca>
LIGIÈRO, Zeca. Corpo a Corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro/RJ: Garamond, 2011.
SARTRE, J.-P. O ser e o nada. Ensaio de uma ontologia fenomenológica. Trad. Paulo Perdigão. 24 ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2017.
SCHECHNER, Richard. Performance e antropologia de Richard Schechner. Seleção de ensaios organizados por Zeca Ligièro. Rio de Janeiro/RJ: Muad X, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.