Ser (Tão), Processo de Montagem
Resumen
O presente relato de experiência registra os dispositivos usados para a elaboração da performance Ser (Tão), o processo de pesquisa de um trabalho com linguagem híbrida e mote na dança. Descreve a montagem de uma performance que encontra na fusão entre dança, teatro e música não apenas um espetáculo, mas uma porção de comportamento restaurado que evidencia um lugar social dos nordestinos. Com este projeto circulei por 14 cidades dos Espírito Santo e pude acompanhar a recepção deste trabalho por públicos de diferentes regiões, e assim refletir se os dispositivos do processo de montagem foram identificado na obra pelo espectador, além de acompanhar o amadurecimento da performance.
Descargas
Citas
HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. Estética e performance: Dispositivos das Artes e das Práticas performativas. 02. ed. Vitória/ES: Editora Cousa, 2017.
HUAPAYA, Cesar. Montagem e Imagem com o Paradigma. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 6, n.1, p. 110-123, jan./abr. 2016. Disponível em: <http: //www.seer.ufrgs.br/presenca>
LIGIÈRO, Zeca. Corpo a Corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro/RJ: Garamond, 2011.
SARTRE, J.-P. O ser e o nada. Ensaio de uma ontologia fenomenológica. Trad. Paulo Perdigão. 24 ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2017.
SCHECHNER, Richard. Performance e antropologia de Richard Schechner. Seleção de ensaios organizados por Zeca Ligièro. Rio de Janeiro/RJ: Muad X, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores de los trabajos enviados a la Revista do Colóquio autorizan su publicación en medios físicos y electrónicos, únicamente con fines académicos, y podrán ser reproducidos siempre que se cite la fuente. Dan fe de su originalidad, autoría y originalidad.