Pinhole: maneiras de ver, de pensar e de narrar
Abstract
O presente artigo observa as potencialidades da fotografia pinhole a partir das referências conceituais de punctum de Roland Barthes e imagem aberta de Georges Didi-Huberman numa perspectiva da cultura visual. A partir de uma potencial relação exegética com a imagem fotográfica a pinhole se destaca como um foto-ensaio formativo, mediador de processos de aprendizagem e construtor de modos de expressar maneiras de ver e de pensarDownloads
Download data is not yet available.
References
ALTBERG, Tatiana. Mão na lata: imagens e narrativas. In: Ana Angélica Costa (org.) Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo, 2015.
BARROS, Manoel. Ensaios fotográficos. São Paulo: Leya, 2013.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BRASIL, André. Tela em Branco: cinema da origem, origem do cinema. Significação, São Paulo, n. 31, 2009.
FONTANARI, Rodrigo. A noção de punctum de Roland Barthes, uma abertura da imagem? Paralaxe, São Paulo, v. 3, n. 1, 2015.
GONÇALVES, Tatiana Fecchio. Conhecendo por meio da fotografia. In: GONÇALVES, Tatiana Fecchio (org.). Eu retrato, tu retratas: conjugações entre fotografia, educação e arte. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.
HERNANDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito.
MARTINS, Raimundo, TOURINHO, Irene (orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.
______. Investigar con imágenes, investigar sobre imágenes: desvelar aquello que permanece invisible en la relación pedagógica. Barcelona: Universidade de Barcelona, [s.d]. Não publicado.
MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja. Ofício de viver. In: Ana Angélica Costa (org.) Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo, 2015.
MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: OLIVEIRA de OLIVEIRA, M. (Org.) Arte, Educação e Cultura, 2a edição revista e ampliada. Santa Maria: Editora da UFSM, 2015, p. 17-38.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Encontros com Imagens, Pesquisa e Educação. Visualidades, Goiânia, v. 14, n. 1, ago. 2016.
SANTOS, Roberto Corrêa dos. Orifício, fantasma, retorno: Pinhole. Arte Contemporânea. In: Ana Angélica Costa (org.). Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo, 2015.
BARROS, Manoel. Ensaios fotográficos. São Paulo: Leya, 2013.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BRASIL, André. Tela em Branco: cinema da origem, origem do cinema. Significação, São Paulo, n. 31, 2009.
FONTANARI, Rodrigo. A noção de punctum de Roland Barthes, uma abertura da imagem? Paralaxe, São Paulo, v. 3, n. 1, 2015.
GONÇALVES, Tatiana Fecchio. Conhecendo por meio da fotografia. In: GONÇALVES, Tatiana Fecchio (org.). Eu retrato, tu retratas: conjugações entre fotografia, educação e arte. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.
HERNANDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito.
MARTINS, Raimundo, TOURINHO, Irene (orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.
______. Investigar con imágenes, investigar sobre imágenes: desvelar aquello que permanece invisible en la relación pedagógica. Barcelona: Universidade de Barcelona, [s.d]. Não publicado.
MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja. Ofício de viver. In: Ana Angélica Costa (org.) Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo, 2015.
MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: OLIVEIRA de OLIVEIRA, M. (Org.) Arte, Educação e Cultura, 2a edição revista e ampliada. Santa Maria: Editora da UFSM, 2015, p. 17-38.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Encontros com Imagens, Pesquisa e Educação. Visualidades, Goiânia, v. 14, n. 1, ago. 2016.
SANTOS, Roberto Corrêa dos. Orifício, fantasma, retorno: Pinhole. Arte Contemporânea. In: Ana Angélica Costa (org.). Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo, 2015.
Downloads
Published
01-07-2018
How to Cite
Oliveira, C. (2018). Pinhole: maneiras de ver, de pensar e de narrar. Revista Do Colóquio, 8(14), 78–89. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/19971
Issue
Section
Articles
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.