A contemporaneidade do gesto romântico no campo das artes visuais: ressonâncias estéticas nas concepções de arte e natureza entre Caspar David Friedrich (1774-1840) e Rubiane Maia (1979-)
Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar as ressonâncias constitutivas às concepções de arte e natureza entre sete telas do pintor romântico alemão Caspar David Friedrich (1774-1840) e sete registros audiovisuais performáticos da artista brasileira contemporânea Rubiane Maia (1979-). Ao promover o encontro entre esses dois artistas, os leitores desse texto poderão vislumbrar até que ponto e de que maneira a relação entre arte e natureza, tão cara ao pintor romântico, estaria sendo atualizada pela artista contemporânea, através do que nos parece se tratar de certa contemporaneidade da estética romântica no campo das artes visuais.
Downloads
References
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
BORNHEIM, Gerd. A filosofia do romantismo. In: GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.
BRITO, Ronaldo. O moderno e o contemporâneo – o novo e o outro novo. Arte Brasileira Contemporânea – Caderno de Textos 1. Rio de Janeiro: Funarte, 1981. Disponível em: < http://www.casaruibarbosa.gov.br/arquivos/file/O%20moderno%20e%20o%20contemporaneo%20_ronaldo%20brito.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2018.
CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura universal. Rio de Janeiro: Alhambra, 1987.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Martins, 2010.
FAVARETTO, Celso F.. Deslocamentos: entre a arte e a vida. ARS (USP), São Paulo, v. 9, n. 18, p. 94-109, 2011.
FRANÇA, Ana Marcela. Percepções da natureza a partir da arte: a diversidade do olhar sobre o universo natural. Cantareira, n. 19, p. 3-17, 2013.
FRIEDRICH, Caspar David. Considerações acerca de uma coleção de pinturas de artistas em grande parte ainda vivos ou recentemente mortos. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura – vol.5: Da imitação à expressão. Apresentação de Jean-François Groulier; coordenação da tradução de Magnólia Costa. São Paulo: Ed. 34, 2004.
GALARD, Jean. L’art sans oeuvre. In: Galard, Jean et al (org.). L’oeuvre d’art totale. Paris: Gallimard - Musée du Louvre, 2003.
MACHADO, Leila Aparecida Domingues. Performar. In: CATÁLOGO: MODOS DE USAR. Curadoria Júlio Martins. Museu de Arte do Espírito Santo. Vitória: Funcultura – Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, 2015. Disponível em: <https://issuu.com/museumaes/docs/uca_0021_14_livreto_11x16_5cm_i_>. Acesso em: 12 jan. 2018.
MUCCI, Latuf Isaias. A concepção romântica da arte. Ipotesi, v.3, n. 1, p. 117-131, 1999.
NUNES, Benedito. A visão romântica. In: GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.
SILVA, Rubiane Vanessa Maia da. Devios, sobre arte e vida na contemporaneidade. Vitória, 2011. 141f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Institucional). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional, Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
__________________________. Entrevista de Patricia Galleto em 13 de maio de 2016. Vitória. Reportagem. Museu de Arte do Espírito Santo-ES. Disponível em: <http://www.dancanoes.com.br/2016/05/>. Acesso em: 21 dez. 2017.
__________________________. Statement: carta de intenções artísticas. Home Page Rubiane Maia, s/d. Disponível em: <http://cargocollective.com/rubianemaia>. Acesso em: 21 dez. 2017. Partitura.
TIBERGHIEN, Gilles A.. Arte e natureza. In: CASCAIS, Fernando et al. (coord.). Dicionário crítico de arte, imagem, linguagem e cultura. Lisboa: Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens – Universidade Nova de Lisboa, 2010. Disponível em: <http://www.arte-coa.pt/>. Acesso em: 23 jul. 2018.
ZANINI, Walter. A arte romântica. In: GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.