Registros pictóricos: refletindo sobre a capoeira na primeira metade do século XIX
Abstract
A história entre o Rio de Janeiro, os negros e a Capoeira está gravada nas litografias
Capitão do matto e Jogar Capoera de Johan Moritz Rugendas (1835), a tela Negroes
Fighting, de Augustus Earle (1822), a litografia Negros que vão levar açoite, de Frederico Guilherme Briggs (1832-36). Além de narrar o fato ou evento na tela, a percepção do contexto sócio-político que se desenrolava no Brasil na primeira metade do século XIX era parte dessa reflexão. As contribuições de Carlos Eugênio Líbano, (2004), Elisabeth Vidor e Letícia Vidor de Sousa Reis (2013), Waldeloir Rêgo (1968), Guilherme Goretti Gonzaga (2012) e Maria Inês Turazzi (2013) são requeridas para tornarem a leituras dessas imagens consoantes com a interpretação da pesquisa histórica flexível ao entendimento do documento pictórico.
Downloads
References
MORIN, Edgar, 1921- M85c Ciência com consciência / Edgar Morin; tradução de Maria 8'1 ed. D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. - Ed. revista e modificada pelo autor - 8" ed. - Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2005;
BAUMAN, Zygmunt (2001). Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar Ed., 1999;
DURKHEIM, Émile (1858-1971): As regras do método sociológico / Émile Durkheim; tradução: Paulo Neves; revisão da tradução: Eduardo Brandão. – 3ª Ed. – São Paulo, Editora Martins Fontes 2007
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.