Para ver e ser vista: o corpo nas fotografias de Francesca Woodman
Abstract
Este ensaio procura pensar a respeito do corpo da mulher nas fotografias de Francesca Woodman (1958-1981), explorando as tensões encenadas pela artista em torno da noção de subjetividade. Ao trabalhar com imagens no limite da legibilidade, a fotógrafa parece indicar novas possibilidades de reflexão acerca da representação feminina. Assim, em diálogo com leituras de Judith Butler, Virginia Woolf, Ana Bernstein, entre outras, este texto busca considerar a nudez presente no trabalho de Woodman como forma de questionar de que modo os corpos mais precários são olhados, refletindo sobre a não constituição desses corpos e o deslocamento nos modos de ver e de ser visto.Downloads
Download data is not yet available.
References
BERNSTEIN, Ana. “Francesca Woodman: fotografia e performatividade”. In: CHIARA, Ana Cristina de Rezende; SANTOS, Marcelo dos; VASCONCELLOS, Eliane (orgs.). Corpos diversos: imagens do corpo nas artes, na literatura e no arquivo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015. p. 119-140.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: Quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
DURAS, Marguerite. O amante. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
HARAWAY, Donna. “Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial”. Cad. Pagu [online]. Campinas, 1995, n. 5, p. 7-41. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773. Acesso em 18/07/2018.
IVÁNOVA, Adelaide. “Dar nome aos boys”. Disponível em: https://vodcabarata.blogspot.com/2018/07/dar-nome-aos-boys.html. Acesso em 29/07/2018.
KIFFER, Ana. “Trazos de la experiencia de la desnudez: del modernismo al contemporáneo brasileños”. Cuadernos de literatura [online]. Bogotá, 2014, v. XVIII, n. 35, p. 119-131. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5228296. Acesso em 07/07/2018.
RAYMOND, Claire. Francesca Woodman’s Dark Gaze: The Diazotypes and Other Late Works. Londres/Nova York: Routledge, 2016.
RIBEIRO, Anabela Mota. “Ana Luísa Amaral não sabe ser cautelosa”. Jornal Público, 11 dez. 2011. Disponível em: https://www.publico.pt/2011/12/11/jornal/ana-luisa-amaral-nao-sabe-ser-cautelosa-23546482. Acesso em 19/10/2017.
SANZ, Cláudia Linhares; SOUZA, Fabiane da Silva de. “Francesca Woodman e o assombro dos fantasmas modernos”. Revista FronteiraZ [online]. São Paulo, 2018, n. 20, p. 98-114. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/36232. Acesso em 26/06/2018.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WOOLF, Virginia. A Room of One’s Own. Kindle Edition. Nova York: Penguin Books, 2004 [1929].
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: Quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
DURAS, Marguerite. O amante. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
HARAWAY, Donna. “Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial”. Cad. Pagu [online]. Campinas, 1995, n. 5, p. 7-41. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773. Acesso em 18/07/2018.
IVÁNOVA, Adelaide. “Dar nome aos boys”. Disponível em: https://vodcabarata.blogspot.com/2018/07/dar-nome-aos-boys.html. Acesso em 29/07/2018.
KIFFER, Ana. “Trazos de la experiencia de la desnudez: del modernismo al contemporáneo brasileños”. Cuadernos de literatura [online]. Bogotá, 2014, v. XVIII, n. 35, p. 119-131. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5228296. Acesso em 07/07/2018.
RAYMOND, Claire. Francesca Woodman’s Dark Gaze: The Diazotypes and Other Late Works. Londres/Nova York: Routledge, 2016.
RIBEIRO, Anabela Mota. “Ana Luísa Amaral não sabe ser cautelosa”. Jornal Público, 11 dez. 2011. Disponível em: https://www.publico.pt/2011/12/11/jornal/ana-luisa-amaral-nao-sabe-ser-cautelosa-23546482. Acesso em 19/10/2017.
SANZ, Cláudia Linhares; SOUZA, Fabiane da Silva de. “Francesca Woodman e o assombro dos fantasmas modernos”. Revista FronteiraZ [online]. São Paulo, 2018, n. 20, p. 98-114. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/36232. Acesso em 26/06/2018.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WOOLF, Virginia. A Room of One’s Own. Kindle Edition. Nova York: Penguin Books, 2004 [1929].
Downloads
Published
09-06-2019
How to Cite
Filizola, M. (2019). Para ver e ser vista: o corpo nas fotografias de Francesca Woodman. Revista Do Colóquio, 9(16), 33–41. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/25228
Issue
Section
Articles
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.