Vida como obra de arte:

a contemporaneidade da estetização da existência em dois atos

Authors

Keywords:

Estetização da existência; arte e vida; arte contemporânea; poéticas artísticas

Abstract

Starting from a review of a historiographic character, this text intends to outline a general panorama of the poetic displacements in the artistic field, from antiquity to the contemporary, in order to interrogate not only the preludes to the formalization of the aesthetic dimension of life as a work of art, as well as to investigate the way in which this conception is being carried out in the field of artistic experimentation today. We will dwell on the discussion of theoretical approaches that seek to understand the origins of the crossings between art, life and work in contemporary art, especially from the analyzes carried out by the French critic Nicolas Bourriaud in “Forms of life: modern art and the invention of the self ”(2011).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lindomberto Ferreira Alves, PPGA-UFES

Artista-educador, pesquisador, crítico e curador independente. Mestrando em Teoria e História da Arte pelo PPGA-UFES (2018/20). Licenciando em Artes Visuais pela UNAR/SP (2020) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (2013). É membro do grupo de pesquisa "Curadoria e Arte Contemporânea" e integra a equipe da "Plataforma de Curadoria" (DAV-UFES), plataforma virtual focada nos processos de criação em curadoria. Possui textos publicados em livros, catálogos e revistas especializados nos campos da história, teoria e crítica de arte. Suas investigações privilegiam a análise dos processos de criação na arte contemporânea, de modo especial, no estudo de produções cujos processos criativos colocam arte, vida e obra no mesmo plano de contágio.

 

References

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosó-ficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

AGAMBEN, Giorgio. Arqueologia da obra de arte. In: Revista Princípios, Natal, v. 20, n. 34, p. 349-361, jul.-dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7549>. Acesso em: 29 jan. 2019.

ARCHER, Michel. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Cultrix, 1977.

___. Sade, Fourrier, Loyola. São Paulo: Brasiliense, 1990.

___. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

BASTOS, Fernando. Panorama das ideias estéticas no ocidente: de Platão a Kant. Brasília: EUB, 1987.

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986

BISHOP, Claire. A virada social: colaboração e seus desgostos. In: Revista Concinnitas, Rio de janeiro, ano 9, v. 1, n. 12, p. 144-155, jul. 2008. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/22825>. Acesso em: 07 abr. 2019.

___. Antagonismo e estética relacional. In: Tatuí, Recife, n.12, p. 109-132, out. 2011. Dispo-nível em: <http://www.revistatatui.com.br/wp/wp-content/uploads/2011/10/revista-tatui-12.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2019.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

___. Formas de vida: a arte moderna e a invenção de si. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BUENO, Maria Lucia. Do moderno ao contemporâneo: uma perspectiva sociológica da mo-dernidade nas artes plásticas. In: Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 41, p. 27-47, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/473>. Acesso em: 29 jan. 2019.

BURGER, Peter. Teoria da Vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

CATALANI, Felipe. Arte e conhecimento: autonomização da obra de arte e verdade estética. In: Revista Humanidades em diálogo, v. 7, p. 171-181, 2016. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/humanidades/article/view/113346>. Acesso em: 29 jan. 2019.

CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

___. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (5 volumes). São Paulo: Editora 34, 2012.

DUARTE, Rodrigo Antônio de Paiva. Arte e modernidade. In: Revista Psicologia – Ciência & Profissão, Brasília, v. 14, p. 10-13, jun. 1994. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931994000100003&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 jan. 2019.

DUVE, Thierry De. La Nouvelle donne: Remarques sur quelques qualifications du mot “art”. In: Revue d’etudes esthétiques, PUP, p. 83-95, 2005.

FABBRINI, Ricardo Nascimento. O fim das vanguardas: da modernidade à pós-modernidade. In: IV Seminário Música, Ciência e Tecnologia: Fronteiras e Rupturas, IV., 2012, São Paulo. Anais IV Seminário Música, Ciência e Tecnologia: Fronteiras e rupturas. São Paulo: Fapesp/ECA – USP, 2012, p. 31-47. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/smct/ojs/index.php/smct/article/view/51>. Acesso em: 29 jan. 2019.

___. A altermodernidade de Nicolas Bourriaud. In: Revista Tran/Form/Ação, Marília, n. 3, v. 35, p. 259-266, set.-dez. 2012a. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732012000300014>. Acesso em: 07 abr. 2019.

___. Fim das vanguardas: estetização da vida e generalização do estético. In: Revista Poliéti-ca, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 167-183, 2013. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/PoliEtica/article/view/15213>. Acesso em: 29 jan. 2019.

FAVARETTO, Celso Fernando. Deslocamentos: entre a arte e a vida. In: Revista ARS, São Paulo, v. 9, n. 18, p. 94-109, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ars/article/%20view/52788>. Acesso em: 29 jan. 2019.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade, vol. II: O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

___. História da sexualidade, vol. III: O cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

___. Sobre a genealogia da ética: uma revisão do trabalho. In: RABINOW, Paul & DREY-FUS, Hubert. Michel Foucault – uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 253-278.

___. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Coleção Ditos & Escritos, vol. V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 264-287.

GALARD, Jean. L’art sans oeuvre. In: GALARD, Jean et al (org.). L’oeuvre d’art totale. Paris: Gallimard/Musée du Louvre, 2003.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

KANT, Immanuel. Analítica do belo. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. In: Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 17, p. 128-137, 2008. Disponível em: <https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2012/01/ae17_Rosalind_Krauss.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2019.

LACOSTE, Jean. Filosofia da Arte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia, ou Helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

___. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte. São Paulo: Ática, 2006.

OBRIST, Hans-Ulrich. Arte agora: entrevistas. São Paulo: Alameda, 2006.

OITICICA, Hélio. Objeto – Instâncias do problema do objeto. In: Revista GAM, Rio de Ja-neiro, n. 15. p. 26-27, 1968. Disponível em: <https://legacy-ssl.icnetworks.org/extranet/enciclopedia/ho/index.cfm?fuseaction=documentos&cod=149&tipo=2>. Acesso em: 29 jan. 2019.

OSBORNE, Harold. Estética e Teoria da Arte. São Paulo: Cutrix, 1974.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Roland Barthes: o saber com sabor. São Paulo: Brasiliense, 1983.

PLATÃO. A República. Belém: Edufpa, 1988.

RAMME, Noéli. A arte e a vida: interseções. In: Revista ArteFilosofia, Ouro Preto, n.17, p. 04-12, dez. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/raf/article/view/502>. Acesso em: 29 jan. 2019.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.

___. Sobre políticas estéticas. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona y Servei de Publicacions de la Universitat Autônoma de Barcelona, 2005a.

SAMPAIO, Valzeli. Arte e vida - desatando os nós: estudos e levantamentos de relações nas mídias locativas. 2012. 101 f. Relatório do Estágio Pós-Doutoral (Pós-Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/webform/projetos/pos-doc/VSF.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2019.

SILVA, Nayse Ribeiro Ferreira. Fabricações em Andy Warhol: vida, arte e linhas de fuga. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, Instituto de Artes e Design, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6587/1/nayseribeiroferreirasilva.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2019.

VARES, Sidnei Ferreira de. O problema da arte no pensamento de Platão. In: Revista Prome-teus, Aracaju, ano 3, n. 6, p. 91-106, jul.-dez. 2010. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/view/759>. Acesso em: 29 jan. 2019.

VIART, Dominique; VERCIER, Bruno. La littérature française au présent: héritage, mo-dernité, mutations. Paris: Bordas, 2006.

Published

15-08-2020

How to Cite

Alves, L. F. (2020). Vida como obra de arte: : a contemporaneidade da estetização da existência em dois atos. Revista Do Colóquio, 10(18), 10–29. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/31968