The idea of archive in the modern work of art

Authors

  • Daniel Frickmann Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Carlos Eduardo Felix da Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Keywords:

art, drawing, modernity, archive, impression

Abstract

Based on texts that present the methods and conceptual principles of a modern artist, the article seeks to understand the conditions for registering a work of art and the creation of art as a record of ourselves. Being the modern artist a creator of works with aesthetic potential located in industrial society between the 19th and 20th centuries, the purpose of this reflection is to conceive an idea of archive within the perspectives and procedural decisions of modern art. The reason for this is to understand how art is used as archival production and is archived.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Frickmann, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Nascido no Rio de Janeiro, com formação em design de comunicação visual pela PUC-Rio em 2016. Aluno de pós-graduação pela mesma universidade, e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo departamento de Artes e Design em 2019. Trabalha de modo independente com uma produção autoral de pintura iniciada em 2017. Participou das feiras de arte Plana (2018), Tijuana (2018) e Printa-feira (2019). Expositor na mostra Sob a Gravidade de um Pequeno Sol, realizada no ano de 2019.

Carlos Eduardo Felix da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Possui bacharelado em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, mestrado (2006) e doutorado (2013) em Linguagens Visuais pela mesma instituição. Realizou o pós-doutorado no PPGAV UFRJ na linha de pesquisa Poéticas Interdisciplinares. Artista plástico e professor pesquisador da PUC-Rio no departamento de Artes e Design. Foi contemplado com a bolsa de residência artística Iberê Camargo no London Print Studio (2001) e foi artista visitante na Universidade de Plymouth a convite do Arts Council (Reino Unido, 2008). Artista participante da XXX Bienal de São Paulo (2012), da 13a Bienal de Istambul (2013), da 4a Bienal do Fim do Mundo (2014) e da "Anozero?19" ? Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (2019). Em 2013 artista contemplado com o Prêmio PIPA e residência artística na Residency Unlimited (2014, NY). De 2015 a 2017 foi artista em residência pela Fundação InSite (México) e Plataforma Atacama (Chile). Vencedor do Prêmio Radio Krakow 2015 (Polônia) pela mostra It?s Gonna Rain. Em 2017 artista comissionado pela National Endowment for the Arts, Robert Wood Johnson Foundation e XLab IDEAS para trabalho em Natchez (Mississipi ? USA), e participante do 35° Panorama da Arte Brasileira. Em 2018 comissionado pela Fundação Haundenschild Garage (San Diego, USA) para desenvolvimento de projeto em sua sede. Atualmente em residência com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro através de convite do Instituto República. Atua em temas ligados a natureza, design e arte.

References

BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

REYNAUD, Françoise. Eugène Atget – Photo Poche. Paris: Centre National de la Photographie, 1989.

WOLFF, Janet. A Produção Social da Arte. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1982.

THE VISIT OF NAPOLÉON III TO BOULOGNE-SUR-MER. Obra do artista Constantin Guys. Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/337280. Acesso em 18 ago. 2020.

Published

30-12-2020

How to Cite

Frickmann, D., & Felix da Costa, C. E. (2020). The idea of archive in the modern work of art. Revista Do Colóquio, 10(19), 25–41. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/33012