What this photo is an image

the photographic series “Plano de Vôo” and “Úmido” by artist Cao Guimarães

Authors

Keywords:

Cao Guimarães, collecting, photographic collection

Abstract

The purpose of this article is to analyze the photographic series “Plano de Vôo” and “Úmido” by Minas Gerais artist Cao Guimarães. As a result of a process of returning to the collection, the artist ends up proposing new visualities to us amidst the image residues. During the investigations, we seek to understand motivations that influenced the artist's methods and creative processes. At the same time, dialogues are raised with other photographer artists in the light of the same conceptual and theoretical aspect, suggesting poetic interactions between the works.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lília Márcia de Sousa Pessanha, Universidade de Vila Velha

Mestre em Artes com linha de pesquisa em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes [2018-2020], pesquisa em sua dissertação o campo imagético e o processo criativo no âmbito contemporâneo abrangendo as obras do artista Cao Guimarães. Possui tecnólogo em Fotografia [2015 ? 2017]. Integra o grupo de estudos ?Processos de Criação em Curadoria?, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ananda Carvalho (DAV-UFES). Atuou como pesquisadora do Programa de Bolsa de Iniciação Científica da Universidade de Vila Velha (UVV) na área de Fotografia [2016 ? 2017] abordando o auto retrato como parâmetro de aceitação e/ou rejeição da imagem na sociedade contemporânea. Participou da co-curadoria da exposição ?Limiares labirínticos: Graduartes 2019? na Galeria de Artes ? GAP/ UFES sob orientação da curadoria da Prof.ª Dr.ª Ananda Carvalho. Esteve presente na Produção e Divulgação da I Mostra Nacional de Audiovisual ES: Há um lugar para a arte?" [2019], no Cine Metrópolis, UFES. No campo artístico, integra o Coletivo Fotográfico Balancê, em conjunto com Bruna Nascimento e Eduarda Gomes. Participou como diretora de arte nos curtas metragens ?Inhumane? [2018], ?Unreal? [2018] e ?Creative Labyrinth? [2018] sob direção de Luiz Will Gama. Sua primeira Exposição Coletiva Fotográfica, Ilha Surreal, com curadoria de Bebel Gama, foi realizada em 2015 na Casa da Stael durante a Virada Cultural em Vitória. Teve como intuito retratar o Centro Histórico de Vitória com influências fotográficas o Construtivismo Russo e Cotidiano abordado pelo Alexander Rodchenko. Participou da Comissão de Organização da Semana de Fotografia FotoSíntese, realizada na UVV e como instrutora na Oficina de Cianótipo e Kalítipo sob supervisão de Ignez Capovilla. Em 2016, participou da Exposição Coletiva Fotográfica SecularES sob orientação de Elizabeth Nader, realizada no Teatro Municipal de Vila Velha, apresentando Monumentos Históricos e Culturais do Espírito Santo construídos entre os séculos XVI e XVIII conduzindo os espectadores a territórios erguidos, em grande parte, por índios e negros e transformado pelo contínuo agir humano. Após a exposição, o Coletivo SecularES tornou-se um Projeto onde originou-se na publicação de um livro fotográfico, também com a orientação de Elizabeth Nader.

References

BAQUÉ, Dominique. La fotografia plástica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2003.

BENEDETTI, Raimo. Disparo cinematográfico: a fotografia entre o estático e o cinético. Revista Zum, São Paulo, 8 jun. 2018. Disponível em: < https://revistazum.com.br/radar/disparo-cinematografico/>. Acesso em: 20 ago 2020.

COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

GONÇALVES, Fernando. Imagens em trânsito: fotografia contemporânea e experiência estética em “Gambiarras” de Cao Guimarães. Revista Contracampo. Niterói, n. 2, v. 27, p. 49 - 70, ago/nov 2013.

GUUMARÃES, Cao. Cao Guimarães: depoimento [2013e]. Depoimento concedido para a exposição Ver é uma Fábula (2013). Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=hDxXkPXWt6A>. Acesso em 09 set 2020.

___. Cao Guimarães: São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2015. Catálogo da exposição Depois. Disponível em: <https://nararoesler.art/usr/documents/exhibitions/list_of_works_url/57/catalogo_cao3.pdf>. Acesso em 15 jun 2020.

___. Cao Guimarães: depoimento [2018]. Entrevista concedida ao Programa Cineastas do Real. Disponível em: <https://globosatplay.globo.com/canal-brasil/v/6450606/>. Acesso em: 02 ago 20.

LINS, Consuelo. Cao Guimarães: arte documentário ficção. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2019.

___. Temporalidade e experiência sensível nos trabalhos de Cao Guimarães. In: DUBOIS, Philippe; FURTADO, Beatriz (Org). Pós-fotografia, pós cinema: novas configurações das imagens. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019, p. 287 – 294.

NAVAS, Adolfo Montejo. Fotografia & poesia (afinidades eletivas). São Paulo: Ubu Editora, 2017.

PICADO, Benjamim; LINS, Consuelo. Dimensões da relação estética na obra fotográfica de Cao Guimarães. In: Encontro Anual da Compós, 25, 2016, Goiânia. COMPÓS, 2016

Published

19-07-2021

How to Cite

Pessanha, L. M. de S. (2021). What this photo is an image: the photographic series “Plano de Vôo” and “Úmido” by artist Cao Guimarães. Revista Do Colóquio, 11(20), 121–137. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/35521

Most read articles by the same author(s)